Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação da UFPI recebe Prêmio Luiz Beltrão

Curso de Comunicação da UFPI recebe Prêmio Luiz Beltrão

O Curso de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, nesta quarta-feira (03), o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Grupo Inovador, outorgado pela Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom), com apoio da Globo Universidade, em solenidade realizada em Foz do Iguaçu, durante o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Curso de Comunicação Social da UFPI conquista Prêmio Luiz Beltrão

O prêmio foi entregue às professoras doutoras Ana Regina Rêgo (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPI) e Samantha Castelo Branco (Subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Subcoordenadora do Curso de Comunicação Social), que representaram os professores do Curso na solenidade. Também estiveram presentes estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação da UFPI.

As professoras Ana Regina e Samantha Castelo Branco recebem o prêmio da professora Marialva Barbosa

Na oportunidade, a Profa. Dra. Ana Regina Rêgo proferiu discurso de agradecimento pontuando o significado do prêmio, uma vez que a conquista marca os 30 anos de implantação do Curso de Comunicação na UFPI. Destacou, ainda, as parcerias firmadas e a relevância da produção docente e discente: "O prêmio está sendo concedido a um curso que produz fora do eixo, assumindo desafios, superando obstáculos e contribuindo com o conhecimento na área comunicacional", afirmou Ana Regina.

Professora Ana Regina profere discurso de agradecimento

A Profa. Dra. Samantha Castelo Branco ressaltou que a conquista do Prêmio Luiz Beltrão se reveste de indiscutível importância, tanto pela credibilidade da instituição que o outorgou, como também por reconhecer o trabalho de todos aqueles que compõem o Curso de Comunicação da UFPI. "O Prêmio enaltece o esforço coletivo, hoje forte marca do Curso, o que se traduz em pesquisas, publicações, eventos e ensino de qualidade. A conquista trata-se de reconhecimento a toda a equipe, sinaliza que estamos no caminho certo e nos incentiva a prosseguir", destacou.

Estiveram presentes na solenidade professores, estudantes e pesquisadores de diversas instituições latino-americanas, com destaque ao Prof. Dr. José Marques de Melo, Presidente de Honra da Intercom, que propôs a candidatura do Curso de Comunicação da UFPI ao Prêmio Luiz Beltrão.

Ex aluna de Graduação da UFPI e atual Doutoranda Ranielle Leal, mestrandas em Comunicação da UFPI Socorro Cruz e Thamyres Sousa, Profª Dr.ª Samantha Castelo Branco e Ana Regina Rêgo, a ex aluna de graduação da UFPI Pryscila Fernanda e a mestranda Gislane Lima

Em Teresina

A conquista do Curso de Comunicação da UFPI também foi comemorada por professores no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, pontuou que o Prêmio é fruto do esforço coletivo de todos os professores que compõem o Curso e dos alunos de graduação e pós-graduação, que realizam pesquisas desde a iniciação científica até o mestrado. "Assim consolidamos na sociedade piauiense um núcleo produtor de conhecimentos na área de comunicação", afirmou.

A Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Cristiane Portela, também comentou a conquista: "Esse prêmio é uma recompensa à qualidade do trabalho de alunos e professores que se dedicaram e se dedicam, nestes 30 anos, ao ensino, à pesquisa e à extensão", afirmou.

Prêmio Luiz Beltrão

O prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destacam no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das Ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras.

A premiação está dividida em dois grupos. O primeiro é formado por personalidades e possui duas categorias: liderança emergente e maturidade acadêmica. O segundo grupo é formado por instituições, divididas em Grupo Inovador e Instituição Pragmática.

A categoria Grupo Inovador, na qual o Curso de Comunicação da UFPI foi premiado, destina-se a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo ideias, gerando produtos ou modelos comunicacionais.

Última das unidades do país a desenvolver estudos superiores de comunicação na região nordestina, a UFPI vem se revelando uma das mais dinâmicas em ensino, pesquisa e extensão na área comunicacional. Investiu na formação de novos doutores e possui um dos cursos de mestrado com maior potencialidade na região.