Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prex divulga resultado da seleção de bolsas para o curso de Espanhol
Início do conteúdo da página

Programa Ciência sem Fronteiras lança edital para inscrições

Imprimir
Publicado: Quinta, 29 de Março de 2012, 05h59

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), torna público o edital de inscrição e pré-seleção de alunos de graduação da UFPI que possibilitará concorrer a bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.

O Programa Ciência sem Fronteiras visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, tendo em vista, promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados. Veja os termos de adesão específicos para cada país de destino.

Os requisitos para o candidato são:

  • Estar matriculado em curso de nível superior na UFPI nas áreas e temas indicados no edital;  
  • Ter nacionalidade brasileira;   
  • Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;  
  • Apresentar certificado de proficiência do idioma do país de destino (exceto Espanha e Portugal). Os candidatos que alcançarem o mínimo exigido poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, do CNPq ou da universidade de destino, com curso de idiomas concomitantemente a realização dos créditos normais do curso;  
  • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da UFPI;
    - Não será estabelecido IRA mínimo, podendo se inscrever todos os alunos interessados. 
    - Em caso de reprovações, comprovar aprovação na(s) disciplina(s) reprovada(s) até o semestre 2011.2.
    - Ter realizado ou estar realizando pelo menos uma atividade complementar (Iniciação científica, atividades de extensão, estágio extracurricular, participação em congressos, apresentação de trabalhos em eventos científicos, entre outros). Apresentar certificado ou declaração que concluirá a atividade até junho de 2012.  
  • Declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àquele com o qual foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e, nessa condição, venha a ser contemplado com uma bolsa no exterior;  
  • Após a seleção pelo Programa Ciência sem Fronteiras, o candidato deverá se inscrever, obrigatoriamente, no sítio da Instituição estrangeira responsável pela seleção da instituição de destino, especificada no termo de adesão específico para cada país. O não cumprimento dessa exigência acarretará o cancelamento da candidatura.  
  • Entregar, até o dia 20/04/2012 a ficha de inscrição (ANEXO 1) devidamente preenchida e demais documentos na Secretaria Administrativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Veja o edital na íntegra

ANEXO 1 - Ficha de inscrição

 

Fim do conteúdo da página