Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega jornais digitalizados para o Arquivo Público

UFPI entrega jornais digitalizados para o Arquivo Público

Na manha desta quarta-feira (16) a Universidade Federal do Piauí, por meio do Projeto Memória do Jornalismo, realizou a entrega de 994 exemplares de periódicos digitalizados, entre revistas e jornais do século XIX e XX, para o Arquivo Público do Estado do Piauí.

A coordenadora do projeto Prof. Drª Ana Regina Rêgo por meio da parceria firmada com a Casa Anísio Brito, o PET-História e o NUPEN já conseguiu digitalizar desde 2012 mais de 3 mil exemplares de jornais e revistas do estado que se encontravam em avançado estado de deterioração, o que dificultava o acesso aos pesquisadores.

Nessa manha durante a solenidade de comemoração dos 105 anos do Arquivo Público foram entregues 37 novos CDs referentes a produção da terceira etapa do projeto. Estavam no evento a diretora do Arquivo, a senhora Socorro Miura, que destacou a parceira com a UFPI como a primeira grande iniciativa dentro da instituição para a digitalização do acervo periódico da casa.

Na ocasião o secretario de Governo Freitas Neto, representando o governador, parabenizou a iniciativa da UFPI em nome dos professores João Kennedy, Pedro Vilarinho e Ana Regina Rêgo assim como dos atuais 14 bolsistas voluntários envolvidos no projeto representados na cerimônia pelos alunos do curso de Comunicação Isadora Gomes e Inácio Pinheiro e da aluna do curso de História Thais Leal.

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense continua com suas atividades, tratando e digitalizando para além do acervo do Arquivo Público microfilmes adquiridos na Biblioteca Nacional e no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Todo o material digitalizado está disponível para consulta  na sala do projeto, que fica ao lado da Coordenação do Curso de Comunicação, como também no próprio Arquivo Público.