Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: Alunos do CTF visitam projetos agrícolas em Parnaíba

Floriano: Alunos do CTF visitam projetos agrícolas em Parnaíba

Os alunos dos cursos de Agricultor Orgânico e Técnico em Agroecologia do Colégio Técnico de Floriano (CTF), vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), participaram de viagem técnica aos Campos Agroecológicos da Embrapa Meio Norte e aos tabuleiros litorâneos localizados no município de Parnaíba, Piauí, nos dias 03 e 04 de junho de 2014. A atividade foi coordenada pelos professores  Laurielson Alencar e Conceição Matias.

No dia 03, os alunos visitaram os campos agroecológicos da Embrapa. Com a colaboração dos pesquisadores Dr. Herony Ulisses e Dr. David da Silva, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas técnicas desenvolvidas pela Empresa, tais como: minhocário, produção de biofertilizantes, cultivo de plantas usadas como adubos verdes e outros compostos orgânicos. Além disso, receberam por parte dos pesquisadores, informações sobre a importância da agroecologia na atualidade, não apenas para o agricultor, mas para a humanidade em geral.

Segundo o agricultor e aluno do Curso de Agricultura Orgânica do CTF, João, as técnicas aprendidas no curso têm ajudado no seu trabalho no campo, afirmou o morador da comunidade Vereda Grande, em Floriano.

Alunos do CTF visitam minhocário e conhecem o sistema de cultivo diversificado

O dia seguinte foi dedicado à visita aos tabuleiros litorâneos, onde a agricultura orgânica certificada é marca desse polo produtivo no Piauí. A qualidade dos produtos é conhecida em todo o Brasil, com destaque para o cultivo de frutas, cuja produção é exportada para países da Europa e Estados Unidos. "A meta dos tabuleiros orgânicos é a conversão dos irrigantes para o sistema de agricultura orgânica, uma vez que o mercado é bastante promissor", explicou o administrador Gilson, que acompanhou os alunos durante a visita.

Alunos conhecem a técnica dos adubos verdes, prática agrícola que aumenta a capacidade produtiva do solo

Durante a viagem, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outras produções, como a fabricação da cajuína orgânica e a permacultura (forma de cultivo alternativo que possibilita o uso permanente da terra sem uso de insumos externos).

Alunos do CTF conhecem a produção da cajuína orgânica

De acordo com os professores do CTF, Laurielson Alencar e Conceição Matias, esse tipo de atividade é importante pois possibilita uma melhor compreensão do "saber fazer" aos alunos. "Por meio dessa atividade, é possível estabelecer uma relação estreita entre a escola e o mundo do trabalho, interagindo o conhecimento e a informação adquirida em sala de aula com a vivência prática", afirmaram.