Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação concorrem a Prêmio

Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação concorrem a Prêmio

A 17ª edição do Prêmio Luiz Beltrão já tem a relação dos indicados para cada uma das suas quatro categorias (Liderança Emergente, Maturidade Acadêmica, Grupo Inovador e Instituição Paradigmática). Os Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí concorrem ao prêmio de Grupo Inovador, destinado a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo ideias, gerando produtos ou modelos comunicacionais.

Concorrem também à mesma categoria, o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-UFRJ) e o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL-USP). Já na modalidade Instituição Paradigmática, concorrem ao prêmio a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

As inscrições para a edição 2014 do Prêmio encerram no dia 30 de abril. A lista com as instituições concorrentes segue para votação, que acontece no dia 31 de maio. O júri responsável pela avaliação é comporto por ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pelos ganhadores da categoria Maturidade Acadêmica.

O resultado dos ganhadores será divulgado no mês de junho. Acompanhe e prestigie os candidatos indicados.

Sobre o Prêmio

Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunição foi criado como forma de reconhecimento para pesquisadores e grupos de pesquisa que estejam se destacando no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre anualmente durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Patrono

Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação. Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.

Com informações: Portal Intercom