Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Telessaúde: UFPI oferece serviço especializado a cidades do interior

Telessaúde: UFPI oferece serviço especializado a cidades do interior

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenação do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), fechou parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus para dar início às ações do Núcleo Universitário de Telessaúde, um programa de apoio à atenção primária de saúde para diagnóstico especializado ofertado pela UFPI aos municípios do território Chapada das Mangabeiras.

A reunião visa confirmar as ações da UFPI no programa Telessaúde em Bom jesus

Presentes na reunião a coordenadora do NUEPES/UFPI, Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho Medeiros; a secretária de saúde de Bom Jesus, Nadja Moreno Benvindo e o médico cardiologista, Maurício Paes Landim, coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) no Piauí.

Na ocasião, foi discutida a logística do serviço que será realizado de forma online e off-line. Em tempo real, o médico poderá dar assistência aos profissionais da saúde da região em casos de urgência. Os grupos que trabalham nos PSFs dos municípios da região poderão se reunir para problematizar um caso, tendo o médico 48 horas para analisar e responder sobre o caso clínico.

O serviço visa atender as área médicas mais carentes dos municípios como cardiologia, neurologia e ginecologia. A primeira área de atuação é a cardiologia, tendo o cardiologista Maurício Paes Landim como médico colaborador.

O professor da UFPI e o cardiologista Maurício Paes Landim é médico colaborador nas ações do NUEPES

Segundo a coordenadora do NUEPES, Lis Medeiros, foram 24 municípios que pactuaram e aguardam o início dos serviços. "A secretaria de saúde de Bom Jesus pactuou junto aos municípios o assessoramento da UFPI, nesta reunião estamos buscando programar junto à área prioritária como será feito a assistência médica", comentou a coordenadora.

Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora do NUEPES/UFPI

Para que os municípios possam ter estrutura e viabilizem o serviço oferecido pelo Telessaúde, foram distribuídos 50 computadores com webcam e caixas de som. A ação é do NUEPES e tem como finalidade o auxílio ao serviço de saúde, redução de custos e possibilidade de diagnóstico para problemas cardiológicos na microrregião da Chapada das Mangabeiras.

Nadja Benvindo, secretária de saúde de Bom Jesus, fala da expectativa do início dos trabalhos nos municípios

A secretária de saúde de Bom Jesus, Nadja Benvindo, destacou que o serviço beneficiará a população da região ao oferecer um atendimento mais especializado. "A maioria dos municípios possui somente serviço de atenção básica. Os médico que atendem nos PSFs não tem especialidade em cardiologia. Então, a expectativa é muito boa porque são cidades muito distantes e carentes, acredito que o atendimento a comunidade irá melhorar bastante".

UNA-SUS- Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde

Paralelo ao programa de Telessaúde, a UFPI já faz parte da rede UNA-SUS, um serviço de capacitação à distância dos profissionais da saúde que está previsto para atuar no território Chapada das Mangabeiras. O UNA-SUS/UFPI é coordenado pelo Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes.

"Os cursos serão ofertados mediante a solicitação dos profissionais. Se a comunidade pedir um curso sobre como proceder em casos de acidentes com motocicleta, então o curso será sobre esse assunto na modalidade urgência e emergência", explicou Lis Medeiros,  coordenadora do NUEPES.

O UNA-SUS é um sistema implantado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender as necessidades de capacitação e educação. Cursos gratuitos e a modalidade de ensino à distância facilitam o estudo e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).