Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudo desenvolvido na UFPI é destaque em Workshop do CNPq
Início do conteúdo da página

Estudo desenvolvido na UFPI é destaque em Workshop do CNPq

Imprimir
Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 11h40

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_11.30.21_copy.jpg

Professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Anderson Nogueira Mendes

O projeto ‘’Biossensor para diagnóstico de Tuberculose’’, desenvolvido pelo professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Anderson Nogueira Mendes, foi discutido durante o I Workshop de Bolsas DT do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Desenvolvimento tecnológico e inovação no contexto da Nova Indústria Brasil. O evento, sediado em Brasília (DF), aconteceu do dia 9 a 11 de abril de 2024. A discussão foi transmitida no canal do CNPq no YouTube, acesse aqui.

Na oportunidade, a pesquisa do professor Anderson Mendes foi apresentada na mesa 2 do evento. Mediada pela professora Ana Maria Moro do comitê gestor do Instituto de Investigação em Imunologia (INCT), foi discutido o tema ‘’Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde’’. A mesa também contou com a participação das professoras Viviane Maimoni, pesquisadora no Instituto Butantan, e Taia Maria Berto Rezende do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília. 

De acordo com o prof. Anderson Mendes, o evento é de suma importância para o reconhecimento do trabalho feito pelos pesquisadores. ‘’Foi muito gratificante e importante, pois há poucos bolsistas de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora no estado do Piauí, somente sete, e estar dentro do grupo mostra que estamos no caminho certo para construção de atividades que estão alinhadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico dedicado à saúde. Fato que foi bastante destacado no workshop, pois essa área de pesquisa tem buscado projetos que estão na interface da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias destinadas às problemáticas brasileiras”, explicou. 

O professor Anderson Mendes também ressalta ainda que o evento foi importante para aproximar empresas e instituições. “Em relação ao diálogo com empresas e instituições houve um debate sobre ações que serão em breve divulgadas para aproximar mais as empresas para investirem em ciência e tecnologia”, disse.

O projeto apresentado no evento, faz parte de um trabalho desenvolvido em conjunto com o professor Amando Oliveira, atualmente aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (RENORBIO-UFPI), e objetiva a criação de um dispositivo portátil para a detecção de tuberculose pulmonar e extrapulmonar em diferentes faixas etárias. 

Vale mencionar que a pesquisa inovadora criada pela startup Health Care Sensor foi contemplada pelo Programa Nacional de apoio à geração de empreendimentos inovadores - Programa CENTELHA 2 do Piauí, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). A pesquisa também conta com a participação da professora Carla Eiras, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos. Materiais e Sistemas Sensores- MATSENS.

Fim do conteúdo da página