Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Floriano realiza certificação dos concludentes do projeto EJA-EPT
Início do conteúdo da página

Colégio Técnico de Floriano realiza certificação dos concludentes do projeto EJA-EPT

Imprimir
Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 16h19

No dia 15 de março, o Colégio Técnico de Floriano (CTF) teve a honra de realizar a cerimônia de certificação dos concludentes dos cursos FIC em Produtor Agropecuário, Agricultor Familiar e Apicultor dentro do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O projeto vem sendo desenvolvido pelo CTF vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com as secretarias municipais de educação dos municípios de Floriano e Nazaré do Piauí.

A cerimônia teve como presença na mesa de honra as seguintes autoridades: professora Francimeiry Santos Carvalho, Diretora do Colégio Técnico de Floriano (CTF); professor Alexandre Ribeiro Araújo, coordenador geral da EJA/EPT no CTF; senhora Marcela Costa Velozo de Souza, coordenadora da EJA no município de Floriano; e a senhora Nilza Maria Sousa Santos, secretária de educação de Nazaré do Piauí. 

Durante a realização da cerimônia, também foram registradas as presenças da professora Nívea Gomes Nascimento de Oliveira, coordenadora adjunta da EJA/EPT no CTF; professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor do Eixo de Recursos Naturais no CTF; além dos professores Regilene Bento Barbosa, Valdecio Gregori Borges de Azevedo, Tailândia Pereira de Sá, Maria Diana Melo Araújo, Wilaine Costa de Carvalho, Josélia Ferreira Cardoso Silva e apoios Dannielle Vieira de Sousa Borges, Patrícia Gomes Rodrigues Silva, Ivoneide Borges Viana Costa, Ricardina Silva Oliveira e Rosângela Feitosa França.

A diretora do CTF, professora Francimeiry Santos fez a abertura da cerimônia cumprimentando todos os presentes e de uma forma especial, dirigiu a palavra aos concludentes, destacando a importância da educação e do CTF na vida desses jovens e adultos. Além disso, a professora frisou o papel da educação como instrumento de transformação social e da realidade local, mencionou a todos presentes que o CTF está de portas abertas para toda a comunidade.

Em seguida, houve as falas da coordenadora da EJA no município de Floriano, senhora Marcela Costa e da senhora Nilza Maria Sousa Santos, secretária de educação de Nazaré do Piauí. As falas de ambas foram no sentido de agradecer e fortalecer a parceria entre os municípios e o CTF, dando ênfase na continuidade da parceria firmada, além de destacar a importância do projeto para o município como gerador de oportunidades para jovens e adultos que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino regular.

Por último, teve a fala do coordenador geral da EJA/EPT/CTF, professor Alexandre Ribeiro Araújo, que iniciou cumprimentando e agradecendo a todos pela realização do projeto. O prof. destacou o desafio desde da implementação do projeto até o dia da certificação, enfatizando que apesar de desafiador, conseguimos executar o projeto de forma exitosa. “Finalmente conseguimos chegar a esse tão sonhado dia, o de entregar o certificado a esses jovens e adultos e ver a felicidade estampada no rosto de cada um de vocês, isso não tem preço”, destaca o prof. Alexandre Ribeiro.

Após a fala inicial das autoridades, a mesa de honra foi desfeita e iniciou-se a chamada nominal dos concludentes de cada curso para a certificação.

O primeiro curso a ser chamado foi o de Agricultor Familiar realizado em Nazaré do Piauí, ministrado pela profa. Wilaine Costa Carvalho com apoio de Ricardina Silva Oliveira, que teve 16 concludentes.

Concludentes do curso Agricultor Familiar realizado em Nazaré do Piauí e equipe EJA-ETP-CTF. Fonte: André Braga Nunes

O segundo curso a ser chamado foi o de Produtor Agropecuário realizado também em Nazaré do Piauí, ministrado pela profa. Josélia Ferreira Cardoso Silva com apoio de Ivoneide Borges Viana Costa, que teve 9 concludentes.

Concludentes do curso Produtor Agropecuário realizado em Nazaré do Piauí e equipe EJA-ETP-CTF. Fonte: André Braga Nunes

O terceiro curso a ser chamado foi o de Agricultor Familiar realizado em Floriano, ministrado pelo prof. Valdécio Gregori Borges de Azevedo com apoio de Patrícia Gomes Rodrigues Silva, que teve 24 concludentes.

Concludentes do Curso Agricultor Familiar realizado em Floriano e equipe EJA-ETP-CTF. Fonte: André Braga Nunes

O quarto curso a ser chamado foi o de Apicultor realizado em Floriano, ministrado pela profa. Maria Diana Melo Araújo com apoio de Antônio Luís De Sousa Nunes, que teve 18 concludentes.

Concludentes do Curso Apicultor realizado em Floriano e equipe EJA-ETP-CTF. Fonte: André Braga Nunes

O quinto curso a ser chamado foi o de Produtor Agropecuário realizado também em Floriano, ministrado pela profa. Tailândia Pereira de Sá com apoio de Dannielle Vieira de Sousa Borges, que teve 27 concludentes.

Concludentes do Curso Produtor Agropecuário realizado em Floriano e equipe EJA-ETP-CTF. Fonte: André Braga Nunes

Ao total, foram 94 concludentes certificados de cinco cursos. “Agora esses jovens e adultos terão um certificado de um curso profissional, criando assim mais oportunidades de vida para realizar seus sonhos e transformar a realidade local”, destaca o professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor da EJA-EPT-CTF.

“A realização de mais esse sonho na vida desses jovens e adultos só foi possível devido contribuição de toda a equipe que faz a EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica do CTF acontecer, e por isso somos imensamente gratos ao trabalho de cada um de vocês”, destacam os professores Hozano de Souza Lemos Neto (supervisor) e Alexandre Ribeiro Araújo (coordenador) da EJA/EPT/CTF. 

Equipe da EJA-ETP do Colégio Técnico de Floriano (CTF). Fonte: André Braga Nunes

Por último, o coordenador da EJA/EPT no CTF, professor Alexandre Ribeiro Araújo, fez o encerramento da cerimônia agradecendo a presença de todos e desejando sucesso aos novos concludentes.

A cerimônia foi realizada no auditório do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano.

Fim do conteúdo da página