Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga acadêmica de Enfermagem realiza curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores do Hospital Areolino de Abreu
Início do conteúdo da página

Liga acadêmica de Enfermagem realiza curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores do Hospital Areolino de Abreu

Imprimir
Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 17h15

 

FOTO_11.jpg

Liga acadêmica realiza curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores de saúde mental

 

A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Urgência e Emergência da UFPI, por meio do Curso de Enfermagem da UFPI, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Areolino de Abreu (NEPS/HAA) realizou, de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, o curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores em saúde mental organizado pelas professoras Márcia Astrês Fernandes e Joelita de Alencar Fonseca. 

O público-alvo foram os trabalhadores de enfermagem, técnicos e enfermeiros, além dos trabalhadores de serviços gerais e vigilantes. O curso tinha como principal objetivo capacitar os trabalhadores do hospital para o pronto atendimento em casos que exigem intervenções rápidas para evitar complicações que podem comprometer a vida dos pacientes, especialmente em situações de engasgamento, asfixia, síncopes, desmaios, quedas e paradas cardíacas. O curso teve início ainda em dezembro de 2023 e encerrou nesta segunda-feira (26). 

O curso de extensão foi ministrado por discentes do curso de enfermagem que participam da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Urgência e Emergência da UFPI. A realização do curso teve muitos aspectos positivos, segundo a Professora Joelita, orientadora da Liga, “oportunizou aos discentes ligantes a possibilidade de conhecer melhor a realidade dos trabalhadores da instituição, compartilhar e disseminar conhecimentos adquiridos em sua formação. Para os trabalhadores foi valioso para a manutenção da qualidade da assistência aos pacientes, a fim de minimizar sequelas, evitar agravos e manter a vida”.

A propósito disso, o Gerente de Enfermagem do hospital, Francisco Gaunié, expressou gratidão à Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência, as professoras Márcia Astrês e Joelita de Alencar, pela cooperação inestimável em fornecer treinamento de alta qualidade para Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do hospital psiquiátrico,além da equipe de segurança e serviços gerais.

“Ter profissionais capacitados é extremamente importante para intervir imediatamente, quando cada segundo faz a diferença. A dedicação da Liga não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também fortalece a base de profissionais de saúde, preparando-os para enfrentar os desafios imprevistos que podem surgir no exercício de suas funções, como atuar em primeiros socorros e no suporte básico de vida”, ressaltou. 

Breno Dias, ligante e discente do Curso de Enfermagem considerou a atividade como uma oportunidade ímpar para os alunos aprenderem a compartilhar um pouco dos conhecimentos adquiridos com as vivências dos profissionais na prática hospitalar. “O momento foi bastante interativo, pois contamos com a participação de todos em uma roda de conversa sobre os primeiros socorros, relembrando ações de o quê e como fazer frente a um episódio de urgência, que requer agilidade e trabalho em equipe”, contou. 

Olga Castro, diretora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência, também considerou a interação da liga com o hospital bastante proveitosa tanto para os profissionais como para os ligantes, no quesito ensino e extensão. O curso ainda disponibilizou um material educativo, um folder, elaborado pelos ligantes, com as principais informações sobre as ocorrências mais comuns que necessitam de ação de primeiros socorros.

A Profa. Márcia Astrês finalizou afirmando que o hospital, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, está sempre aberto para essas parcerias e novas experiências que enriqueçam e aproximem a academia da comunidade. O contato pode ser feito pelo e-mail extensão: .

Confira o material educativo. 

Fim do conteúdo da página