Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Calouros do curso de Química tem recepção especial no início das aulas

Calouros do curso de Química tem recepção especial no início das aulas

Os calouros do curso de Química foram recepcionados com uma programação especial organizada pelo Centro Acadêmico, Gestão Nova Era, em parceria com a Coordenação e o Departamento de Química. O evento denominado ‘I Semana dos Calouros de Química' ocorreu nos dias 15 e 16 de abril, no auditório do Departamento de Química no CCN, do Campus Ministro Petrônio Portella e fez parte da disciplina de Introdução ao Curso, da Profa. Dra. Naise Mary Caldas. Entre outros objetivos este encontro visa integrar os calouros com os colegas veteranos e professores, como também apresentar-lhes sua nova casa: a UFPI. Neste importante evento ocorreram palestras das mais diversas áreas no intuito de preparar os alunos para um bom desempenho nas atividades propostas pelo curso. Todos os estudantes foram brindados com uma pasta contendo caneta, bloco de anotações, folder do curso e um chaveiro, tudo personalizado.

"kit calouro" entregue para os alunos ingressantes no curso de Química.

A abertura oficial foi feita pelo Chefe do Departamento de Química, Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira (foto abaixo), seguida da palestra do Sargento do Corpo de Bombeiros Gilberto Silva (foto abaixo) onde foram abordadas as técnicas de combate a princípios de incêndios e primeiros socorros.

Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira, Chefe do Departamento de Química.

Sgt BM Gilberto Silva, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí

O Centro Acadêmico de Química apresentou seus componentes e os assuntos pertinentes aos estudantes do curso (foto abaixo). "Nós damos total apoio a I Semana dos Calouros de Química, pois sabemos da sua importância na socialização dos estudantes de Química no ambiente universitário, bem como, informar aos ingressantes as possibilidades existentes para os profissionais desta área. Esse tipo de ação contribui para a permanência do discente e por consequência, o crescimento do Departamento de Química", destaca a Gestão Nova Era do Centro Acadêmico.

Centro Acadêmico de Química, Gestão Nova Era

A I Semana dos Calouros de Química contou com as palestras do Prof. Dr. Welter Cantanhêde (Coordenador da Pós-Graduação de Química) sobre a "Competência dos Profissionais da Química" (foto abaixo); da Profa. Dra. Regina Ferraz (Coordenadora do Programa Ciências sem Fronteira e Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFPI) sobre "A importância do Programa Ciência Sem Fronteiras para os estudantes da UFPI" (foto abaixo), e dos discentes Roberta Yonara, Arkellau Moura, Hugo Leandro, Mikael Albuquerque, Aurileide Frazão e Darlisson Silva que tiraram as dúvidas dos calouros sobre a Química Inorgânica, Orgânica, Físico-Química e Analítica, Iniciação Cientifica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Olimpíadas de Química.

Prof. Dr. Welter Cantanhêde ministrando a palestra.

Profa. Dra. Regina Ferraz apresentando o Programa Ciência Sem Fronteiras

A Coordenadora do Curso de Química, Profa. Dra. Naise Mary Caldas (foto abaixo) fez o encerramento da I Semana dos Calouros com uma interessante palestra motivacional e declarou: "Nosso objetivo é fazer um acolhimento especial ao aluno que está iniciando uma nova fase em suas vidas, agora no Departamento de Química da UFPI. O aluno chega à universidade deslumbrado com a instituição e merece um acolhimento muito especial, é o seu primeiro contato com a comunidade de química da UFPI e assim oferecemos uma oportunidade para que ele conheça mais o curso, os aspectos institucionais e o mercado de trabalho na área", destacou a Coordenadora dos Cursos de Química.

Profa. Dra. Naise Mary Caldas, Coordenadora dos Cursos de Química

O encerramento ocorreu na sede da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) num animado churrasco de confraternização (foto abaixo).

Churrasco de confraternização na ADUFPI