Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 40 anos do curso de Enfermagem é tema de aula inaugural da graduação

40 anos do curso de Enfermagem é tema de aula inaugural da graduação

Os 40 anos de trajetória evolutiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí foi tema de aula inaugural da graduação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (22) no auditório do Departamento de Enfermagem (DEPENF). A solenidade destacou a história do curso, bem como os avanços e conquistas ao longo dos anos. Durante o evento, houve ainda, a entrega da Láurea Universitária para a aluna Sarah Oliveira e a tradicional cerimônia da lâmpada.

A aula inaugural contou com a presença da Profa. Dra. Maria do Livramento Figueiredo, Chefe do Departamento de Enfermagem; Profa. Dra. Benevina Maria Teixeira, Coordenadora do Curso de Enfermagem; Profa. Dra. Inez Sampaio, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; a Profa. Regina Ferraz, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e a Profa. Dra. Lídya Nogueira, que realizou uma palestra sobre a história do curso.

Durante a abertura do evento, a Profa. Regina Ferraz destacou as possibilidades que o curso de graduação pode trazer ao aluno, além do crescimento dos cursos de pós-graduação. "O curso de Enfermagem é o primeiro da área de saúde a disponibilizar o curso de doutorado. Essa realização é consequência de muito esforço e trabalho do nosso corpo docente", avalia.

Segundo a Profa. Maria do Livramento, o curso de doutorado conseguiu aprovação em dezembro de 2013 e a primeira turma vai começar na próxima segunda-feira (28). "Nós temos uma grande produção científica na área do mestrado e com o doutorado vamos ampliar e apurar essa produção", destaca.

A Profa. Lídya Nogueira ministrou palestra sobre a história do curso de Enfermagem na UFPI durante os 40 anos, desde sua fundação. Segundo a Profa. Maria do Livramento, a palestra tem como objetivo estimular os alunos ingressantes  por meio do conhecimento do curso, sua missão e práticas, além de mostrar aos alunos ingressos quais são suas possibilidades de desenvolvimento dentro do curso.

Profª. Lídya Nogueira durante palestra sobre a história do curso de Enfermagem

O evento seguiu com a entrega da Láurea Universitária a aluna Sarah Oliveira, primeira egressa do curso de enfermagem a receber a premiação. "É muito bom receber um prêmio como esse e saber que deixei algo para ser lembrada", comenta Sarah. A Profa. Benevina Teixeira explica que a Láurea é uma premiação solicitada pelos alunos e concedida pela Universidade para aqueles que tiveram um destacado aproveitamento acadêmico. "O objetivo do prêmio é recompensar e estimular esses alunos que tiveram um grande desempenho", completa.

A aluna Sarah Oliveira recebe a Láurea Universitária da Profª Benevina

Na ocasião, houve a tradicional cerimônia da lâmpada, na qual um aluno graduando entrega a lâmpada, símbolo do curso de Enfermagem, a um aluno ingressante. A Prof. Livramento destaca a cerimônia como uma forma de trazer aos alunos o conhecimento de um fato histórico de grande importância para a Enfermagem.

Alunos realizam a entrega da lâmpada

Símbolo da Enfermagem

A lâmpada é considerada um símbolo da Enfermagem por conta de Florence Nigtingale, a matriarca da enfermagem mundial. Florence cuidou dos soldados feridos da Guerra da Criméia (1853-1856) e durante as noites utilizava uma lâmpada para vistoriar os doentes. Ela ficou conhecida por sua preocupação com o cuidado ao doente de forma integral e implantou no mundo a Enfermagem como arte e ciência do cuidado.