Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU/UFPI promove palestra e atendimentos no dia Mundial da Voz

HU/UFPI promove palestra e atendimentos no dia Mundial da Voz

Para comemorar o Dia Mundial da Voz a equipe de fonoaudiologia do Hospital Universitário promoveu, nesta manhã, palestra e atendimentos para profissionais que fazem uso constante da voz. Com o objetivo de prevenir e orientar quanto à saúde vocal, a ação teve como foco os recepcionistas e atendentes do HU.

O evento contou com a participação de alunos da turma de fonoaudiologia de uma faculdade de ensino superior de Teresina, que atenderam os profissionais com o auxílio de fonoaudiólogos. Após o atendimento, a Prof. Marta Lira, fonoaudióloga do HU, promoveu uma palestra para conscientizar a importância do cuidado com a saúde da voz, além de passar orientações para prevenção de problemas vocais. A organização, ainda, forneceu panfletos informativos, coffe break e brindes para os participantes.

Exames de voz

Brindes entregues no evento

A fonoaudióloga e organizadora do evento, Denise Nogueira, esclarece que todo o ano no Dia Mundial da Voz profissionais da voz, do Brasil todo, realizam ações que visam à conscientização da população sobre a saúde vocal. "Resolvemos trazer essas ações para o HU, com o objetivo de prevenir e orientar os nossos colaboradores da área da recepção e atendimento ao cliente. Muitas vezes esses profissionais que utilizam muito a voz, por não saberem utilizá-la adequadamente, acabam por desenvolver problemas vocais."

Segundo a recepcionista, Joelina Borges, o atendimento foi muito informativo, "descobri que estou com alterações na voz e dificuldade na coordenação respiração e fala. Agora, pretendo tomar um cuidado maior com minha saúde vocal". Carol Flor, recepcionista que trabalha na ouvidoria do HU, diz que gostou muito da inciativa, "esse evento nos alertou para problemas vocais que podemos ter e nos trouxe informações sobre técnicas e tratamentos que podem nos auxiliar para melhorar o uso da voz".

Palestra sobre a conscientização da saúde vocal

Segundo o enfermeiro chefe do setor de apoio terapêutico do HU, Antônio Machado, essa é a primeira ação que a equipe de fonoaudiologia do HU promove, "o evento é o início das nossas atividades no Hospital. Pretendemos desenvolver outros serviços com a população piauiense".