Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inaugurado Alojamento de Trânsito da UFPI que recebe alunos da LEDOC e do interior

Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 16h50

_-20_copy.jpg

Alojamento de Trânsito fica localizado ao lado da Residência Universitária da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou, nesta segunda-feira (8), o Alojamento de Trânsito de Estudantes, que receberá de forma prioritária alunos do Curso de Licenciatura em Educação do campo (LEDOC/CCE) durante o chamado “Tempo Universidade”. O alojamento fica localizado ao lado da Residência Universitária do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e conta com quartos, banheiros, áreas de convivência, além de espaço para refeições e área de lavanderia.

Na ocasião, compuseram a mesa de honra o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar; a Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana; a Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Carla Maria de Carvalho Leite; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; o coordenador da LEDOC/CCE, Francisco Cleiton da Rocha; e a representante dos estudantes da LEDOC, Antônia Regina Souza.

_-19.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou que a importância de projetos que visam ao bem-estar dos alunos, principalmente os que vêm de outros municípios. “As grandes ideias que chegam no gabinete para apoiar o nosso alunado são absorvidas e implementadas. Nós atendemos em situação de vulnerabilidade 150 alunos que fazem mestrado ou doutorado e seguimos fazendo isso porque é importante para a Universidade manter e dar assistência para esses alunos aqui. Esse é um dos compromissos da nossa gestão,” destacou.

O coordenador da LEDOC, Francisco Cleiton da Rocha, destacou sua gratidão aos estudantes, professores e a Administração Superior. “É muito gratificante ver que esse projeto deu certo e os alunos agora têm onde ficar. Agradeço a todos que contribuíram para esse desfecho positivo”, disse.

_-13_copy.jpg

Diretora do CCE, Eliana Alencar

A Diretora do CCE, Eliana Alencar, frisou que o alojamento também servirá como espaço de acolhimento para estudantes da Universidade Federal do Piauí em Teresina e outros campi do estado, bem como para estudantes de outras universidades públicas em trânsito na cidade. “É uma iniciativa essencial para garantir a inclusão de todos os estudantes que necessitam de acolhimento em Teresina. Esse alojamento atenderá os alunos da Licenciatura em Educação do Campo. Estamos felizes e orgulhosos por conseguir atender a essa demanda, e é com grande alegria que entregamos esse projeto à comunidade”, enfatizou.

O aluno Yan dos Santos, que é da cidade de Miguel Alves, pontuou que o Alojamento de Trânsito vai trazer muitos benefícios para os que vêm de outras cidades. “É bom ter um lugar para ficarmos já determinado. Aqui é mais perto de onde estudamos, então o deslocamento fica fácil”, afirmou.

O Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, pontuou o compromisso da Administração Superior em atender, com eficiência, uma demanda antiga da Universidade. “Ao assumirmos a Proplan, verificamos que existiam outras propostas para uso desse espaço que fica ao lado da Residência Universitária, mas esta gestão decidiu inovar e executar algo nunca realizado na UFPI. O alojamento de trânsito tanto atenderá ao anseio antigo da LEDOC, como também hospedará pessoas que não residem em Teresina e estarão neste campus para eventos científicos ou outros compromissos acadêmicos. Esta obra é um feito inédito na história da Instituição", disse.

LEDOC - O curso de Licenciatura em Educação do Campo do CCE começou suas atividades em formato de Licenciatura regular em 2014. Atualmente, possui em torno de 100 alunos matriculados, e o acesso ocorre por meio de edital específico de ingresso em que são disponibilizadas 60 vagas anuais.

O calendário acadêmico da LEDOC é dividido em dois momentos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O primeiro é referente ao tempo que os discentes passam na instituição, corresponde a 45 dias em dois momentos durante o ano (janeiro/fevereiro e julho/agosto). O segundo equivale ao tempo que os alunos passam na sua comunidade de origem, após voltarem da Instituição.

Confira mais fotos:

_.jpg