Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Graduando de Ciências da Computação é selecionado para doutorado nos EUA

Graduando de Ciências da Computação é selecionado para doutorado nos EUA

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Pedro Silva, foi selecionado no dia 28 de fevereiro com uma bolsa de Doutorado Pleno do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). O processo de seleção ocorreu no mês de janeiro, e permitiu a aprovação de Pedro para a George Mason University, Washington DC (EUA).

Pedro conheceu o programa Ciência sem Fronteira no ano de 2011 e no ano seguinte participou da Graduação Sanduíche no Indiana Institute of Technology, localizado na cidade de Fort Wayne (EUA). O aluno destaca que o programa serve como fonte de fortalecimento para a formação acadêmica. "Além da experiência de viver em outro ambiente acadêmico, com menos aulas e mais atividades práticas; tive a oportunidade de cursar disciplinas que aprofundaram os assuntos na área", declarou.

Pedro Silva, graduando em Computação e egresso do CsF , selecionado para doutorado pleno nos EUA

O programa Ciência sem Fronteiras possui três tipos de categoria para alunos da pós-graduação: mestrado profissional, doutorado sanduíche e doutorado pleno. Selecionado para o doutorado pleno, o graduando em Ciências da Computação, Pedro Silva, realizará estudos na área de inteligência artificial. "É uma alegria muito grande, porque a gente tem colegas aqui que tem um potencial enorme, mas, que às vezes tem medo de tentar participar dessas seleções. Eu tentei e consegui. Que eu seja o primeiro de vários, porque temos muito potencial na UFPI. Isso me deixa muito feliz, como aluno da Universidade Federal do Piauí e também por poder está realizando esse sonho", disse o estudante, que ainda aguarda o resultado de mais duas universidades.

De acordo com Pedro, a experiência de participar do Ciência sem Fronteiras traz para os alunos um diferencial em qualquer profissão e para a Universidade é importante, pois internacionaliza seus alunos, tornando a instituição conhecida. "A experiência cultural e acadêmica que o aluno tem depois de participar do CsF é excepcional. O aluno tem a oportunidade de conhecer os melhores pesquisadores do mundo na sua área", diz.

Pedro Silva é o segundo aluno da UFPI egresso do Programa Ciencia Sem Fronteiras que consegue aprovação em curso de pós-graduação no exterior. O primeiro foi Thiago Gama, também do Curso de Ciências da Computação, selecionado pelo Governo Japonês com uma bolsa de estudos na modalidade de Estudante Pesquisador.  Thiago segue para o Japão no mês de abril de 2014, onde realizará pesquisas no âmbito de mestrado e doutorado no país asiático.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Mais informações sobre CsF, no site www.cienciasemfronteiras.gov.br