Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > OcupArt: projeto estimula a intervenção artística no campus

OcupArt: projeto estimula a intervenção artística no campus

Preencher espaços do Campus Universitário com intervenções artísticas, esse é o objetivo do OcupArt, projeto criado pelos alunos do Curso de Artes Visuais que envolve várias linguagens visuais e artísticas, performance, apresentações musicais, exposições de fotografias, vídeo arte, pintura e poesias. A primeira edição do evento aconteceu nessa terça-feira (12), das 18 às 22 horas, no Centro de Ciências da Educação, Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina.

OcupArt: projeto estimula a intervenção artística no campus universitário

Por meio desse projeto, a comunidade que circula no campus é convidada a participar do processo de construção das diversas expressões artísticas. Os organizadores acreditam que o projeto é um fator de integração dinâmico, por meio do qual se pretende obter resultados consideráveis no desenvolvimento e influência da arte no meio acadêmico.

Comunidade participa do processo de construção das diversas expressões artísticas

"As intervenções artísticas no campus começaram com a virada cultural no ano passado. Esse ano, retornamos com o projeto. Os alunos não só de artes visuais, mas de outros cursos podem participar. Não pensamos ainda numa periodicidade, só queremos movimentar o campus, especialmente, no final de período letivo", explicou Luciana Leite, aluna do 7º período de Artes Visuais e uma das organizadoras do OcupArt.

O projeto conta com o apoio da Coordenação do Curso de Artes Visuais da UFPI. "Acho que os estudantes de Artes Visuais estão vivendo um momento de ativismo cultural na universidade, uma manifestação artística que é extremamente necessária pra fazer a interface entre ensino pesquisa e extensão e especialmente sobre a manifestação artística que é própria da natureza acadêmica do curso de artes visuais". Declarou a coordenadora do Curso Adriana Galvão.

Coordenadora do Curso de Artes Visuais, Adriana Galvão

"Quando o OcupArt veio com essa proposta de compor artisticamente o espaço, é muito bem vindo, porque isso influencia em toda uma ideologia, em todo um espírito, as pessoas vão ser contagiadas, porque a arte não é nada mais do que isso, ela é um contagio", disse Brenda Samara, aluna do 6º período de Artes Visuais.

Brenda Samara, aluna do 6º período de Artes Visuais (foto: Lina Magalhães)

A aluna do 6º período de Artes Visuais, Lina Magalhães, afirma que esse tipo de iniciativa é importante para movimentar o espaço universitário. "Como estudante de artes, acredito que temos que mostrar o que produzimos. O OcupArt também é uma oportunidade de interação entre os alunos do mesmo centro, no caso, Pedagogia e Jornalismo", disse Lina, que trabalha com fotojornalismo.

Exposição de fotos

O OcupaArt reuniu alunos de vários cursos, entre eles Igor Castro aluno do 6º período de História, que avaliou o evento como satisfatório: "É um projeto inovador com intervenção artística interativa, que além da música e um ambiente legal, tem uma interação direta com os alunos".

Apresentação musical

A aluna de Jornalismo Lalesca Setubal fez o registro jornalístico do evento. "Foi uma oportunidade de exercitar a minha futura profissão, de conhecer pessoas de outros cursos, saber o que os alunos de outras áreas pensam e expressam suas manifestações artísticas e como a arte pode mudar o ambiente universitário".

Lalesca Setubal, aluna do 1º período de Jornalismo (foto: Lina Magalhães)