Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aviso: interrupção no fornecimento de energia elétrica no sábado (23)
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI participa de celebração ao Dia do Artesão

Imprimir
Publicado: Terça, 13 de Março de 2012, 09h41

A professora Marineves Saraiva, historiadora da Universidade Federal do Piauí, participou da celebração ecumênica em comemoração ao Dia do Artesão, que ocorreu nesta segunda (12), no Centro de Artesanato Mestre Dezinho. Além de artesãos, prestigiaram o evento gestores públicos como o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET), Warton Santos e a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos.

Atendendo o convite da diretora do Prodart, a professora Marineves Saraiva proferiu mensagem com foco histórico de auto-estima aos artesãos piauienses. "A cultura acadêmica é extremamente importante, mas a cultura popular traz consigo criatividade, inovação, empreendedorismo, inclusão social, sensibilidade, memória, identidade, além de ser patrimônio cultural de um povo", disse ao defender maior aproximação entre o universo acadêmico e o artesanato regional.

Artesãos piauienses expõem sua arte em comemoração ao Dia do Artesão

A professora ressaltou a importância de valorizar a profissão do artesão como forma de impulsionar a economia local e incentivar iniciativas de sustentabilidade. "O novo milênio será da arte e da criatividade. E as pessoas amorosas são as mais criativas", acredita.

O Dia do Artesão é comemorado nacionalmente no dia 19 de março. A data foi escolhida em alusão ao dia de São José Carpinteiro. "É preciso elevar a auto-estima dos artesãos piauienses a partir da fala e das ações dos gestores do Estado", afirma.

Professora Marineves Saraiva ao lado do Secretário Wartons Santos

 

Fim do conteúdo da página