Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PARFOR/UFPI convida para solenidade de abertura das atividades acadêmicas

PARFOR/UFPI convida para solenidade de abertura das atividades acadêmicas

A Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) convida a comunidade para participar da Solenidade de Abertura das Atividades Acadêmicas dos Cursos Especiais Presenciais do PARFOR/UFPI - período letivo 2013/2, a ser realizada nesta segunda-feira (06), no Cine Teatro da UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina), às 8 horas. A solenidade contará com a presença do reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, da coordenadora geral do PARFOR/UFPI, Prof.ª Ms. Maria da Glória Ferro e de representantes da administração superior da Universidade.

O evento ocorre durante todo o dia. No período da manhã, será apresentada a mesa de diálogo "Inserção dos estudantes do PARFOR nos programas e ações afirmativas e de assistência estudantil da UFPI: limites e possibilidades", moderada pela Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Targino, e a mesa-redonda "Orientações gerais para a oferta dos cursos especiais do PARFOR/UFPI", com moderação da Prof.ª Dr.ª Gardene Maria de Sousa. No horário das 14 às 18 horas, os participantes terão atividades em sala de aula.

Confira a programação completa aqui.

PARFOR: ASPECTOS GERAIS E CONTEXTOS

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi lançado em maio de 2009 por meio do decreto n° 6755/2009 e é resultante de uma ação desenvolvida em regime de colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), as secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior.

PARFOR/UFPI

O PARFOR foi implantado na UFPI em 2010, na gestão do ex-reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. Em pouco tempo, o PARFOR/UFPI se firmou como referência no cenário nacional e já formou mais de 500 alunos.

Neste semestre letivo (2013.2), o PARFOR/UFPI está recebendo mais de 150 novos alunos e implantando mais um polo, na cidade de Esperantina), e cinco turmas: 01 turma em Esperantina (Pedagogia/1ª Licenciatura); 02 turmas em Parnaíba (Ciências Sociais/2ª Licenciatura e Letras Português/1ª Licenciatura) e 02 turmas em Teresina ( Ciências Biológicas/2ª Licenciatura e Pedagogia/1ªLicenciatura).

Atualmente, o número total de ingressantes é de 2.612 alunos, totalizando 80 turmas e 14 cursos implantados; distribuídos em 7 municípios.

Cursos implantados - Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música e Pedagogia).

PARFOR/UFPI: 14 cursos implantados em 7 municípios

I Encontro Norte e Nordeste do PARFOR

Em dezembro de 2013, a UFPI sediou o I Encontro Norte e Nordeste do PARFOR. O evento promoveu o encontro de representantes das duas regiões brasileiras que respondem pelo maior número de professores em formação pelo PARFOR.

I Encontro Norte e Nordeste do PARFOR realizado na UFPI

Durante o evento, foi elaborada a Carta de Teresina, documento contendo a avaliação e as reivindicações das regiões participantes (Norte e Nordete) sobre o PARFOR, no intuito de buscar soluções para os desafios. Para elaboração do documento foram discutidos diversos temas como auxílio financeiro, ensino à distância e ações de políticas públicas.