Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participa do encerramento da III Olimpíada Aguabraquense de Química

Reitor participa do encerramento da III Olimpíada Aguabraquense de Química

O Auditório Manoel Gonçalves Neto, mais conhecido como "O Dioguinho", foi palco, na última sexta-feira (20), da solenidade de encerramento da III Olimpíada Aguabranquense de Química, no município de Água Branca. O evento contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes que, junto com autoridades municipais e profissionais da área de Química, formaram a mesa de convidados homenageados do evento.

Autoridades municipais, profissionais da área de Química e reitor participam de solenidade

A Olimpíada, realizada desde 2004 com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio, tem o objetivo de incentivar o ensino da disciplina de Química na rede municipal, estadual e particular de Água Branca, além de descobrir novos talentos na área. Para isso, o evento conta com parceria entre a Prefeitura de Água Branca e a UFPI, que por meio de financiamento da CAPES, disponibilizou graduandos em Química para ministrar aulas aos sábados, de 15 em 15 dias, nas escolas da cidade.

No evento foram premiados 37 estudantes, sendo 25 do Ensino Fundamental e 12 do Ensino Médio. Os alunos classificados receberam certificado de participação e os melhores colocados ganharam medalhas e brindes.

Pais de alunos, estudantes e professores acompanharam o evento

Para a coordenadora do evento e professora de Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônia Leal, atitudes como essa incentivam os alunos a se empenharem mais na busca pelo conhecimento. "A Química é vista como uma disciplina difícil e por isso a realização de uma Olimpíada motiva os alunos a estudarem mais e disputarem entre si para conquistarem os melhores lugares na competição", afirmou.

Ainda de acordo com Antônia Leal, a universidade foi importante na realização da Olimpíada. "Depois de um tempo paradas, as olimpíadas voltaram a ser realizadas a pedido do professor José Arimatéia e, com o apoio da UFPI, podemos desenvolver esse projeto", acentuou ela.

Convidados homenageados, Reitor da UFPI e a coordenadora do evento, Antônia Leal

Parceria

"Já é exitosa". Foi com essa frase que o prefeito de Água Branca, Jonas Moura de Araújo, definiu a parceria entre a UFPI e a prefeitura que, segundo ele, é o primeiro passo para a realização de novos projetos.

Prefeito de Água Branca, Jonas Moura de Araújo

O prefeito ressaltou, ainda, a necessidade de dar continuidade aos investimentos em educação, visando ao crescimento do município. "É um reconhecimento pelo trabalho que vem se fazendo durante todo ano, é um orgulho para nós ter Água Branca hoje com esse destaque. E ao mesmo tempo cresce em nós a responsabilidade de manter o ensino à altura do que vem acontecendo hoje em nossa cidade", destacou o prefeito.

Em seu discurso, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu discurso o Reitor da UFPI, que possui Doutorado em Química Orgânica, exaltou a importância da Química na vida de todos e elogiou a realização da III Olimpíada Aguabranquense de Química. Na oportunidade, José Arimatéia disse também que a universidade deve estar perto da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social. "Sem dúvida, iniciativas como essa são importantes, pois aproximam a UFPI da comunidade, fazem com que a universidade saia de seus muros e contemple a sociedade com conhecimento". E completou: "talentos existem em todo lugar, só precisam ser descobertos".

Confira cobertura fotográfica do evento:

Wenderson Gomes de Alencar - Medalha de Bronze

Letícia Toshui Miyazaki de Souza - Medalha de Prata