Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e AJEF estudam implantação de projeto de judô para crianças carentes

UFPI e AJEF estudam implantação de projeto de judô para crianças carentes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu nessa sexta-feira (20), em reunião no Salão Nobre da Reitoria, representantes da Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF). O encontro teve o objetivo de discutir a implantação de um projeto de aulas de judô voltado para crianças carentes das regiões próximas à UFPI, que terá sede no Setor de Esportes na universidade.

Participaram da reunião a judoca e campeã olímpica, Sarah Menezes; Expedito Falcão, coordenador-geral da AJEF; Luiz Figueiredo, diretor da associação; Daniel Falcão, assessor jurídico da instituição; além do pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante Filho; e do Chefe do Departamento de Educação Física, Prof. Dr. Sérgio Luiz Galan Ribeiro.

Daniel Falcão, Prof. Dr. Sérgio Luiz, Prof. Dr. Miguel Cavalcante Filho, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Sarah Menezes, Expedito Falcão e Luiz Figueiredo

Na oportunidade, Daniel Falcão agradeceu a receptividade e a oportunidade que a UFPI disponibilizou para o projeto. "Um dos nossos objetivos é proporcionar um estilo de vida mais civilizado para esses jovens, queremos abranger inicialmente cerca de 200 crianças e a universidade conta com uma boa estrutura para isso", disse.

Prof. Dr. José Arimatéia Lopes

Segundo o Reitor José Arimatéia, a universidade tem o objetivo de marcar presença fora do âmbito universitário, atendendo também a comunidade carente no entorno da UFPI. "Uma universidade viva tem que ter esporte e cultura bem apoiado e bastante atuante, a fim de trazer a comunidade para dentro da campus e não se limitar apenas a tradicional extensão e ao ensino e pesquisa, mas também procurando dar todo apoio ao esporte e cultura por meio de parcerias, para montarmos um setor de esportes à altura do que a nossa sociedade precisa. A UFPI, inclusive, tem projeto para urbanização da área em frente ao Setor de Esportes, em 2014, e a cobertura das quadras de esporte, bem como a revitalização das já existentes'', acrescenta.

Durante o encontro, o Prof. Dr. Miguel Cavalcante, pró-reitor da PREX, apresentou uma proposta de plano piloto, além de uma meta inicial para o projeto. Na ocasião, propôs ainda que, futuramente, esse projeto tenha abragência no interior.

A Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF) é uma instituição sem fins lucrativos, que dispõe de vários projetos para crianças e adolescentes, especialmente, de 7 a 14 anos. A instituição tem parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, com intuito de ajudar a formar bons cidadãos por meio do esporte. Já o projeto de judô na UFPI tem como vantagens a estrutura da instituição e uma maior valorização dos jovens carentes da Zona Leste de Teresina, sem oportunidade de acesso a programas educacionais.