Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividades do V SemiPI iniciam com palestras e apresentações orais

Atividades do V SemiPI iniciam com palestras e apresentações orais

As atividades da 5ª edição do Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) iniciaram na manhã desta segunda-feira (18) com palestras e apresentações orais.

PALESTRAS

Lourença Silva tratou sobre a elaboração e gestão de projetos tecnológicos

Lourença Silva, Mestre em Energia Nuclear e membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI), ministrou a palestra sobre a elaboração e gestão de projetos tecnológicos. Segundo a ministrante, o tema é importante, pois além de apresentar as ferramentas para o desenvolvimento de um projeto tecnológico, oferecer aos alunos conhecimento que será aplicado durante a vida acadêmica dos futuros pesquisadores. "Além de ajudar na elaboração do projeto de monografia, a palestra apresenta as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto tecnológico", afirmou.

Minicurso "Elementos da Redação de Patentes"

A palestra ministrada na manhã desta segunda-feira (18) pelo professor e pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Alexandre Guimarães Vasconcellos, foi a primeira exposição teórica do minicurso "Elementos da Redação de Patentes". Reunidos no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), professores e alunos da UFPI receberam orientações metodológicas para patentear o produto de suas pesquisas.

De acordo com o palestrante, o minicurso tem por tem por objetivo "auxiliar os pesquisadores a utilizar as informações tecnológicas contidas nos documentos de patentes e criar uma base de compreensão da redação de um pedido de patentes". Ele enfatiza a relevância do tema no atual contexto brasileiro.

"O Brasil tem uma produção científica muito expressiva, mas encontra dificuldade em transformar estes conhecimentos em novos produtos no mercado. É importante apresentar a professores e alunos sugestões de como eles podem proteger e inovar suas invenções", destaca.

Docente do curso de graduação em Farmácia da UFPI, Prof. Dr. Lívio César Nunes classificou o minicurso como "oportunidade única para tirar dúvidas e amplicar conhecimentos": "É importante que a pesquisa se converta em benefício para a sociedade". Estudantes do terceiro período do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFPI, William Freitas acrescenta: "Estou aproveitando o minicurso para aprender mais sobre o tema porque pretendo trabalhar como pesquisador".

APRESENTAÇÕES ORAIS

No total, foram inscritos 50 trabalhos tecnológicos, dos quais foram selecionados 11 para apresentação oral. Os alunos de Nutrição Saulo Victor Araújo e Aglaine Aguiar apresentaram seus trabalhos na modalidade oral.

A colaboradora Ana Karolinne Brito e o aluno de Nutrição Saulo Victor

Aglaine Aguiar apresentou o trabalho "Otimização e caracterização físico-química, química, sensorial de frozen/yorgut a base de cajuí (Anacardium Humile)", desenvolvido sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva e colaboração de Lunna Paula Carnib. No trabalho, a aluna apresenta uma inovação tecnológica que alia a funcionalidade do iogurte com o valor nutritivo do cajuí.

Aglaine Aguiar, estudante de Nutrição, durante apresentação oral