Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica é realizado na UFPI

I Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica é realizado na UFPI

Na manhã desta quinta-feira (07), profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniram-se no auditório do Hospital Universitário (HU/UFPI) para a abertura do I Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário, com o tema "A Interdisciplinaridade da Pesquisa". Na oportunidade, os participantes foram apresentados aos temas que serão abordados durante o evento, dentre os quais estão a "Estruturação de Projeto de Pesquisa" e "Ética e Bioética aplicada à Saúde".

De acordo com a chefe do setor de Inovação Tecnológica em Saúde do HU e organizadora do seminário, Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro, o objetivo da ação educativa é "promover uma aproximação entre os profissionais do HU, graduandos e pós-graduandos da UFPI  e a prática da pesquisa".

"A proposta do evento é intensificar o caráter do HU de hospital-escola e sensibilizar os 110 médicos, enfermeiros, estudantes e demais profissionais da saúde inscritos para uma prática que tanto enriquece em conhecimento como ajuda a otimizar e modernizar e exercício das profissões. Durante o seminário, será possível conhecer os aspectos que envolvem a realização de uma pesquisa, inclusive as inovações tecnológicas para realizar este trabalho", destaca.

Mesa de honra composta por, da esquerda para a direita: Profª. Msc. Rosana dos Santos Costa (Gerente de Atenção à Saúde do HU); Avelar Alves da Silva (Superintendente do HU); Profª. Drª. Maria Rita de Morais Chaves (Representando a Reitoria e a Propesq); e Prof. Dr. Mauricio Batista Paes Landim (Gerente de Ensino e Pesquisa do HU)

O I Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário acontece até a noite desta sexta-feira (08), quando será realizada a cerimônia de encerramento. Para a aluna do curso de graduação em Enfermagem da UFPI, Glícia Cardoso, "o interesse pelo evento nasceu da busca por mais conhecimentos a ser aplicados na academia".

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Prof. Dr. Mauricio Paes Landim ministrou a palestra de abertura e apresentou as temáticas que compõem a programação do evento.

"Abordaremos aspectos relacionados à pesquisa em banco de dados, redação de artigo científico, ética na pesquisa e importância da multidisciplinaridade. Nosso foco é ampliar os horizontes de quem deseja realizar pesquisa clínica e básica, integrando-as", afirma.

Superintendente do HU, Dr. Avelar Alves considera que a ação educativa é "um embrião plantado para gerar frutos"