Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ERICA seleciona candidatos para supervisão de campo

ERICA seleciona candidatos para supervisão de campo

O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) é um projeto multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população.

Serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras - públicas e particulares - distribuídas pelas 124 cidades participantes, incluindo todas as capitais.

O ERICA está sendo coordenado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e conta com a participação de várias instituições de pesquisa e ensino do país e está sob a coordenação geral do Prof. Dr. Moysés Szklo.

No Piauí, o estudo será realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos.

O estudo será realizado em Teresina, abrangendo 33 escolas. Para compor a equipe no Estado, estão sendo selecionados 06 supervisores (profissionais com formação na área da saúde) sendo 03 (três) supervisores de campo responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e sua transferência para o sistema e 03 (três) supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com as escolas e sensibilização dos alunos.

O trabalho de campo será desenvolvido entre os meses de fevereiro e abril de 2014, sendo que o trabalho dos supervisores de contato com escolas e alunos e marcação das datas de coleta inicia em janeiro. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq.

A seleção dos candidatos para supervisão de campo será realizada em 03 (três) etapas:

- Inscrição (14 a 25 de outubro)
1ª - Avaliação do Currículo Lattes
2ª - Entrevista (30 de outubro)
3ª - Treinamento (realizado no período de 02 a 05 de dezembro de 2013).

Mais informações: Departamento de Nutrição (DN) 3215-5863