Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fiocruz debatem instalações do Mestrado em Saúde da Família

UFPI e Fiocruz debatem instalações do Mestrado em Saúde da Família

Como parte das ações de instalação da Fiocruz no Piauí, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) insere em sua plataforma, a partir do ano que vem, o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família - em rede -, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf). Na manhã desta segunda-feira (04), gestores da UFPI, membros da Renasf e representantes da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) reuniram-se no Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFPI) a fim de discutir as diretrizes e objetivos do Programa de Pós-Graduação e consolidar a parceria entre a Universidade, a Renasf e as instituições que gerenciam programas de atenção de saúde no Piauí.

A reunião integra a programação da visita técnica de instalação do Mestrado Profissional na UFPI, realizada pelas professoras integrantes do Renasf, Dr.ª Neiva Francenely Cunha e Dr.ª Ana Patrícia Morais. Coordenadora da Nucleadora UFC pelo curso de Mestrado, a professora Neiva Francenely destaca que o Programa em Saúde da Família é realizado em rede, junto com a Fiocruz e outras universidades do Nordeste - como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Vale do Acaraú (UVA).

"Esse mestrado se dirige aos profissionais que trabalham na rede de atenção na área de saúde ou de atenção básica ou gestores que estejam articulados com a rede de atenção básica. O objetivo é criar uma formação voltada para melhorar o desempenho desses profissionais e do serviço na atenção primária. A solicitação da adesão formal da UFPI ao nosso colegiado Renasf/Fiocruz já foi plenamente acolhida, e, agora, já estamos trabalhando junto à coordenação do Programa na UFPI para a elaboração de um novo Edital a ser finalizado até abril. A previsão é de que, em maio e junho, aconteça o processo de seleção", esclarece Neiva Francenely.

Dr.ª Neiva Francenely Cunha

De acordo com a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família pela RENASF/FIOCRUZ/UFPI, Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro, o curso será iniciado em agosto de 2014. Ela destaca que "o Programa vem pra qualificar os profissionais que já estão inseridos na estratégia de saúde da família, e sua capacitação será traduzida em práticas que melhorem os índices da saúde da população".

Para o Prof. Dr. Helder Nunes, Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPI, o Mestrado Profissional em Saúde da Família veio em um bom momento. "É com satisfação que recebmos esse programa, porque há uma carência muito grande de formação de pessoal nessa área, em especial, em saúde da família. Hoje, o estado do Piauí tem uma abrangência de mais de 90% de todo o seu território atendido pelo Programa Saúde da Família. Por isso, precisamos qualificar os profissionais, a fim de que possam exercer bem suas funções. O Mestrado veio, exatamente, cobrir essa lacuna. Além disso, é mais um programa de pós-graduação que nossa universidade passa a oferecer para a comunidade do piauiense e de toda a região", disse.

Prof. Dr. Helder Nunes

O curso de Mestrado é direcionado a profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Educação Física e Odontologia. Participando da reunião, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira enfatiza que "a Renasf é uma experiência nova da Fiocruz, com a primeira turma contando com a participação de várias instituições do Nordeste". Segundo ela, "neste momento, a Fiocruz está num processo de adesão a outras instituições - no caso, para a segunda turma da rede, estão entrando a UFPI, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Regional do Cariri (URCA)".

Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira

"Em convênio com a Fiocruz, iniciamos com os Programas de Pós-graduação strictu sensu: Mestrado em Medicina Tropical e Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis Relacionadas à Pobreza. Agora, estamos aliando a eles este novo programa em rede. A importância da inserção de mais nucleadoras nessa rede é que os profissionais poderão ser capacitados de maneira unificada, padronizada. Na UFPI, temos atualmente nove docentes que atendem às exigências da CAPES (é necessário ter, no mínimo, 300 pontos de acordo com seu currículo dentro da área de saúde coletiva). Esses professores serão capacitados para que, em agosto de 2014, quando o curso se inicia, todos estejam falando a mesma língua, utilizando a mesma metodologia", finaliza.