Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pista de atletismo da UFPI: Reitor recebe deputado federal e professores

Pista de atletismo da UFPI: Reitor recebe deputado federal e professores

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, recebeu, na manhã desta segunda-feira (04), o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) e os autores do projeto da pista de atletismo da UFPI, professores Sérgio Galan, Chefe do Departamento de Educação Física, e Marcos Antônio dos Santos, do Departamento de Biofísica e Fisiologia.

Reitor recebe o deputado federal Osmar Júnior e os autores do projeto da pista de atletismo da UFPI, Sérgio Galan e Marcos Antônio dos Santos

Durante o encontro, o Reitor falou da importância do empenho do Departamento de Educação Física e do apoio do deputado para a viabilização da pista de atletismo. "A pista é um sonho antigo da comunidade universitária, que ajudará na formação de profissionais do esporte. O espaço será aberto à comunidade universitária e ao público em geral", disse.

Desde 1974, o curso de Educação Física da UFPI vem colaborando na qualificação de profissionais formados no Piauí. O professor Sérgio Galan, Chefe do Departamento de Educação Física, afirmou que a pista de atletismo de alto nível será um grande atrativo para eventos nacionais, além de ser um espaço para que os atletas possam ter um treinamento mais adequado às grandes competições. "Todo equipamento de ponta faz com que os alunos já comecem a treinar em equipamentos de primeira linha. Isso vai trazer uma melhora significativa para o atletismo e para a formação dos profissionais de Educação Física. Outro ganho significativo é o fato do Piauí ter uma pista de nível internacional, que possibilitará sediar competições oficiais", declarou.

O deputado federal Osmar Júnior, que intermediou a tramitação do projeto junto ao Ministério do Esporte, parabenizou a iniciativa dos professores que elaboraram o projeto da pista de atletismo. "Quando se tem um projeto, fica mais fácil viabilizar recursos", afirmou o deputado.

Foto ilustrativa do projeto da Pista de Atletismo da UFPI

Piso da pista: a estrutura hexagonal beneficia o impulso e acelera a velocidade

Para a obra, o Ministério do Esporte liberou R$ 8,2 milhões. O aparato esportivo deve ser o segundo maior do Estado, atrás apenas do Estádio Albertão, e terá qualidade internacional. A pista será composta por oito raias, com caixa de salto, faixa de arremesso; obedecendo ao padrão oficial com durabilidade de 20 anos. A previsão é que o processo licitatório seja concluído ainda em 2012 e a obra seja entregue em julho de 2014. "Fizemos um projeto ousado de nível internacional. E temos, agora, o novo projeto do parque aquático", revelou Sérgio Galan.