Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Capes aprova bolsa de pós-doutorado para docente da UFPI

Capes aprova bolsa de pós-doutorado para docente da UFPI

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou bolsa de estágio Pós-Doutoral no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras para a professora Dr.ª Maria do Socorro Pires e Cruz, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária (CCA/UFPI), para o período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015, no Infectious Disease Research Institute, localizado na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Durante o estágio no exterior, a docente da UFPI desenvolverá pesquisas na área de vacinas contra a leishmaniose sob a supervisão do Dr. Steve Reed, fundador e presidente do Infectious Disease Research Institute e autor de mais de 240 artigos publicados em periódicos internacionais e que possui, aproximadamente, 105 patentes registradas no campo de diagnósticos, vacina e terapêutica de doenças infecciosas e câncer.

Prof.ª Dr.ª Socorro Cruz do Departamento de Morfofisiologia Veterinária (CCA)

O projeto "Novos antígenos candidatos a vacina para leishmaniose canina no Brasil" (New vaccine candidates for Brazilian canine leishmaniasis), da Prof.ª Socorro Cruz, propõe a pesquisa de novos antígenos candidatos à vacina contra a leishmaniose. "A pesquisa envolve a produção de antígenos que seriam capazes de proteger tanto contra leishmaniose cutânea, quanto contra leishmaniose visceral. No caso do Piauí, o tipo mais importante é o da leishmaniose visceral canina, conhecido como calazar", explica a pesquisadora.

Prof.ª Dr.ª Socorro Cruz orientando alunos de Iniciação Científica, mestrado e doutorado  em pesquisas na área de Imunologia

O Infectious Disease Research Institute é referência mundial no estudo de doenças negligenciadas como a Leishmaniose. As pesquisas serão desenvolvidas no instituto para posterior realização de ensaio clínico em cães no Piauí. "A UFPI terá a oportunidade de estabelecer parceria com um instituto renomado mundialmente. É uma oportunidade de trazer novas tecnologias para serem implantadas na Universidade, especialmente na área de pesquisa da leishmaniose visceral canina, além de abrir portas para ida de outros profissionais", explica a docente ao falar sobre as expectativas da experiência multiprofissional e do ganho tecnológico.