Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Acompanhamento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UFPI ocorre segunda (3)

Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 17h08

WhatsApp Image 2020-07-30 at 20.35.24.jpeg

Uma rica programação marcará a realização do Seminário de Acompanhamento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UFPI (PQ-UFPI), que ocorre nesta segunda (3), em evento online para apresentação de trabalhos de bolsistas do Edital PQ-UFPI 2019-2020 em três grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Ciências Exatas e Engenharias. O evento, realizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação ( Propesqi) e de Ensino de Pós-Graduação ( PRPG), terá transmissão ao vivo pelo Canal da UFPI no Youtube.

O PQ-UFPI é um programa criado para estimular e apoiar os docentes da Universidade a submeterem projetos aos editais do CNPq, aumentando a competitividade da UFPI nesses editais, e buscando maior reconhecimento nacional dos docentes-pesquisadores e da instituição.

WhatsApp Image 2020-07-30 at 20.22.54.jpeg

Pró-Reitor da Propesqi, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto

“O PQ-UFPI é um programa forte, de muito sucesso, que começou com 10 bolsas em 2014; e agora o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimáteia Lopes, está concluindo sua gestão oferecendo 31 bolsas. Para se ter uma ideia da importância do PQ-UFPI, a maioria dos Bolsistas de Produtividade do CNPq tem uma fase inicial como bolsista desse Programa”, avalia o Pró-Reitor da Propesqi, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto.

Abertura - A abertura da Seminário ocorre às 9h, com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. Em seguida, às 9h15, iniciam as apresentações de trabalhos na Área Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes, com mediação da Profa. Dra. Solange Maria Teixeira. Ainda pela manha, ocorrem as apresentação da Área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, tendo como mediador o Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho. À tarde, a partir das 14h30, será a vez da apresentação de trabalhos dos pesquisadores da Área Ciências da Vida, sendo o mediador o Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento.

Durante o evento, às 17h, ocorrerá também a Solenidade de Assinatura do Termo de Outorga dos Projetos de Pesquisa e Inovação para o enfrentamento a COVID-19; Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu ano 2020; e do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ-UFPI 2020-2021. Antes realizado de forma presencial no Salão Nobre da Reitoria, a solenidade de assinatura do termo de outorga simboliza a formalização do vínculo do docente como bolsista e seu comprometimento em ato público, do empenho na realização de seu projeto. Por conta da Pandemia da covid-19, os pesquisadores contemplados já formalizaram seus vínculos com a UFPI, sendo a solenidade um momento de acolhida e desejos de êxito na realização de seus projetos.

A solenidade contará com depoimentos da Profa. Dra. Renata Barbosa (Enfrentamento à COVID-19); da Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo (Programa de Qualidade da PósGraduação Scricto Sensu); Profa. Dra. Solange Maria Teixeira (Comitê Gestor/ PQ-UFPI); e o Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Souza (Pesquisador PQ-UFPI).

Mais bolsistas no PQ-UFPI - O edital 2020/2021 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ-UFPI contempla, pela primeira vez, com bolsas de recursos próprios da Universidade, o desenvolvimento de projetos aprovados de 31 bolsistas-docentes, com o pagamento, por 1 ano, da bolsa de produtividade, totalizando R$ 10.800 por projeto. Em anos anteriores, o PQ contemplou cerca de 20 bolsistas.

Enfrentamento à covid-19 - O edital de apoio à pesquisa de enfrentamento à covid-19 vai contar com recursos de R$ 216 mil, contemplando 9 pesquisadores.

Confira a programação completa e as apresentações do evento.