Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e MPPI assinam contrato para realização de perícias e assessoria técnica

UFPI e MPPI assinam contrato para realização de perícias e assessoria técnica

Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 14h44

WhatsApp Image 2020-07-17 at 18.38.30.jpeg

Servidores da UFPI irão prestar assessoria técnica ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em perícias realizadas pelo orgão estadual. A ação é resultado de um contrato assinado na sexta-feira, 17, durante sessão online, em que firmaram parceria UFPI e MPPI, por meio da FADEX. A assessoria técnica especializada ocorrerá em diversas áreas de conhecimento, para atender as necessidades do MPPI.

Participaram da videoconferência, o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes; a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura; o superintendente da FADEX, Samuel do Nascimento; além do pró-reitor de Planejamento, André Macedo, de representantes da FADEX e do MPPI que trabalharam no processo para que a parceria fosse concretizada.

Os serviços a serem desenvolvidos incluem perícias, bem como assessoramento técnico abrangendo todas as áreas de conhecimento disponíveis nos diversos Centros e Departamentos existentes na UFPI, além de ensaios e análises laboratoriais para análise de materiais, substâncias, ou medições nos locais.

O documento foi assinado eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Segundo o Superintendente da Fadex, “o contrato permitirá uma aproximação inédita da academia com sistema de justiça no Piauí, para proporcionar o melhor do conhecimento científico na solução dos conflitos mais relevantes enfrentados pela nossa sociedade. A partir de agora, o MPPI poderá enviar para a FADEX solicitações de perícias e pareceres técnicos, e então será divulgado ao corpo de servidores da UFPI a oportunidade de elaborar uma proposta de projeto para atender à necessidade”, detalhou o Prof. Samuel Nascimento.

Com a iniciativa, o trabalho realizado pelas promotorias de Justiça deve ganhar mais celeridade e, consequentemente, repercutir positivamente para a população, explica a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

“Ficamos felizes com essa parceria, pois sabemos que precisamos um do outro e que as instituições também precisam umas das outras. Para termos êxito no trabalho desempenhado nesse momento desafiador, é imprescindível a soma de esforços. Completo essa semana de um ano de gestão e a parceria hoje com a Universidade Federal é mais um motivo para celebrar. Aproveito o momento para agradecer os esforços das nossas equipes técnicas que tanto trabalharam para este resultado”, destacou.

Com informações da Ascom MPPI*