Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão Capelania UFPI lança campanha online de escuta solidária

Projeto de extensão Capelania UFPI lança campanha online de escuta solidária

Última atualização em Terça, 12 de Mai de 2020, 16h17

A Capelania Cristã da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é um projeto de extensão coordenado pelos professores Fábio Rocha e Nelber Ximenes com a missão de promover ações que propiciem o bem estar espiritual, psíquico e social da comunidade universitária. O projeto foi inscrito junto à Pró-Reitoria de Extensão (PREX) em 2019 e segue com as atividades desde então.

“Por meio da escuta voluntária, os capelães se propõem a ajudar pessoas que estejam enfrentando situações de conflito emocional, seja na vida pessoal, familiar ou na universidade, usando para isso ferramentas de aconselhamento baseadas nos princípios e valores cristãos”, explica o prof. Fábio Rocha.

O professor Nelber Ximenes acrescenta que o trabalho tem como objetivo trazer melhorias significativas na qualidade de vida das pessoas que serão atendidas. “Nosso público alvo é toda a comunidade acadêmica. Os estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, terceirizados e docentes e seus familiares, caso desejem”.

Campanha on-line “Eu posso te ouvir”

No contexto de pandemia em decorrência do Covid19 a campanha online “Eu posso te ouvir” é realizada através da plataforma Hangouts, um serviço de sala de bate papo, via email. As pessoas que desejarem aconselhamento e uma conversa podem escrever para o email  ou agendar via direct no perfil oficial @capelaniaufpi no Instagram.

Os atendimentos respeitam todas as diretivas de sigilo.O aconselhamento é conduzido com base nos princípios e valores cristãos, sem proselitismo religioso, para alunos, professores e quaisquer integrantes da comunidade acadêmica sempre que voluntariamente solicitados.

Outras ações

A Capelania UFPI também promove semanalmente transmissões ao vivo pelo Instagram @capelaniaufpi. As últimas edições das lives “Capelania Convida” tiveram como tema “Como viver o isolamento social”, "Onde está  Deus no meio do Sofrimento?" e "Convivência em tempos de confinamento", com a participação da psicanalista, teóloga e escritora Andreia Lima, o professor e doutorando em Filosofia Bruno Ribeiro, e  com o psicopedagogo Francisco José Fernandes e a psicóloga Késia Stefani de Oliveira,  respetivamente. Em média, 200 pessoas participaram das transmissões.

O projeto também lançou um canal no Youtube para ampliar o alcance e gerar ainda mais conteúdo on-line para a comunidade universitária. Os episódios das lives “Capelania Convida”  também podem ser revistos no canal.

Quando as atividades presenciais retornarem, a Capelania Cristã da UFPI dará prosseguimento ao calendário de ações para 2020. Estão previstas palestras com a finalidade de promover a reflexão e valorização da vida e refletir junto à comunidade universitária sobre valores éticos e morais na vida pessoal e acadêmica.

As palestras abordarão temas atuais como saúde  mental e emocional, drogas e seus efeitos nocivos, violência urbana, sexualidade, autoestima, ditadura da beleza e seus perigos, relacionamentos, caráter, vocação, consciência política (não partidária), ética religiosa e posturas conscientes  quanto ao meio ambiente e sua preservação.

A equipe da Capelania Cristã da Universidade Federal do Piauí é formada por um grupo de professores, alunos e um técnico administrativo da instituição, todos com experiência e aconselhamento.