Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciência Política da UFPI tem 14 trabalhos acadêmicos aprovados no maior evento nacional da área

Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 18h13

Alunos do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Iniciação Ciência, Graduação e Mestrado, tiveram mais de dez trabalhos científicos aprovados no XII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O evento, que acontecerá dos dias 18 a 21 de agosto de 2020, é o maior da área no Brasil e será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Ao todo, o curso de Ciência Política teve 14 trabalhos aprovados no Encontro, sendo seis trabalhos de professores, um de aluna egressa do Mestrado, seis de mestrandos e um de discentes de Iniciação Científica. Além dele, o Curso de Ciências Sociais teve 1 trabalho aprovado de aluno de graduação (iniciação científica), totalizando 15 em nome da UFPI.

Para o Prof. Dr. Vitor Sandres, “é muito gratificante para o exercício docente ver alunos, inclusive alunos e estágio inicial, conseguirem alcançar êxito acadêmico tão cedo, podendo participar de um evento nacional e ter contato com boa parte das maiores pesquisas realizadas no Brasil na área de Ciência Política. E além do número animador, fico feliz também pela qualidade dos trabalhos. Inclusive, um dos alunos da iniciação científica, que irá participar do evento, teve seu trabalho premiado, o que serve de estímulo para que outros estudantes busquem a pesquisa acadêmica”.

WhatsApp Image 2020-02-11 at 17.43.31.jpeg

Professor Vitor Sandes, coordenador do Curso de Ciência Política da UFPI

As pesquisas foram desenvolvidas com temas voltados a questões ligadas à Cultura, Política, violência contra a mulher, justiça social, direitos da mulher, entre outros.

O professor Raimundo Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI, comenta a importância do resultado obtido em um evento de destaque, ressaltando contextos atuais. “Esse resultado é um incentivo a alunos a participarem desde cedo da produção científica, especialmente no momento em que o Mestrado de Ciência Política foi reaberto aqui na UFPI, uma vez que o curso nessa área mais próximo está a um raio de 1.000 km. Portanto, estamos fortalecendo a área de Ciência Política em nosso Estado ao mostrar bons resultados na pesquisa”, afirma.

WhatsApp Image 2020-02-11 at 17.43.30.jpeg

Professor Raimundo Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPi

O XVII Encontro traz ainda uma novidade: todos os alunos de Curso de Graduação em Ciência Política poderão participar gratuitamente do evento, inclusive como ouvintes. Sua organização se dará em torno de atividades como discussões das áreas temáticas, mesas-redondas, fóruns temáticos, fóruns regionais e conferências.