Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Resultado final da seleção para professor substituto de Estatística
Início do conteúdo da página

HU-UFPI é o 6ª órgão federal mais elogiado do País

Imprimir
Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 15h24

HUUFPI.jpg

HU-UFPI é o 6ª órgão federal mais elogiado do país

A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalou nesta terça (14) no ambulatório do Hospital o Painel dos Elogiados 2019, no qual constam 284 elogios feitos por usuários que mencionam 431 colaboradores do HU-UFPI.

O colaborador mais elogiado foi enfermeiro Melquesedec de Araújo, seguido pela técnica de enfermagem Pâmela de Paula Oliveira (2º) e pelo cirurgião plástico Leandro Campos (3º). “Anualmente, temos a satisfação de fazermos a exposição do Painel de Elogiados na recepção geral do ambulatório por reconhecermos o quanto os colaboradores, docentes e discentes prestam um atendimento de excelência. Ao observamos a reação dos Elogiados percebemos que esse painel é incentivador para o desenvolvimento de boas práticas nas suas atividades”, explica Leila Leal Leite, ouvidora do HU-UFPI. No ano anterior, fora 155 elogios e 121 colaboradores citados.

O HU-UFPI foi a 6ª instituição federal mais elogiada do país em 2019, conforme ranking da Controladoria Geral da União (CGU) feito a partir da aferição de manifestações da população junto à Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação (Fala.BR), que conta com 348 órgãos cadastrados.

A instituição piauiense ficou atrás apenas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 1ª colocada; do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), 2º lugar; do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), 3º colocado; da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), na 4ª posição; e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espirito Santo (Hucam-UFES), 5º lugar.

Ao todo, foram 7,8 mil manifestações positivas, sendo mais de quatro mil voltadas a alguma unidade da Ebserh, o que corresponde a 51,75% do total. Entre as 20 instituições mais elogiadas, 13 são unidades da Empresa. “Esses números nos sinalizam que isso tem dado certo, além de revelarem o reconhecimento do cidadão em relação à qualidade do atendimento oferecido nos hospitais que compõem a Rede Ebserh. Além disso, pela atuação em rede podemos replicar ações de sucesso, por meio do compartilhamento das experiências”, pontua a ouvidora-geral da Ebserh, Savana Dantas.

Painel "Resolveu?"

Entre os tipos de manifestações possíveis no Fala.BR estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (expor a insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (esclarecer dúvidas, solicitar providências), sugestão (apresentar ideia ou proposta de melhoria), elogio (registrar satisfação com o atendimento), simplifique (solicitar a simplificação de etapas burocráticas no processo de prestação de um serviço).

O cidadão registra sua manifestação na plataforma Fala.BR e as informações são consolidadas no Painel “Resolveu?”, também desenvolvido pela CGU. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. O objetivo é dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Fim do conteúdo da página