Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores interessados em cursar licenciatura pelo Parfor têm até 31 de janeiro para se cadastrar

Última atualização em Sexta, 10 de Janeiro de 2020, 14h23

inform20200109173029

Há dez anos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferta cursos de licenciatura por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFPI), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Desde então, ultrapassou o número de 2 mil professores formados.

Assim, professores, em exercício nas redes públicas interessados em cursar licenciatura na área em que atuam terão a oportunidade de concluir sua formação sem custos através da modalidade Parfor. Para concorrer, é necessário cadastrar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (Plataforma Freire). As informações serão analisadas e validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.

É de extrema importância a divulgação dessa informação para garantir a formação de novas turmas no estado do Piauí. O prazo é até dia 31 de janeiro de 2020.

Acesse a Plataforma CAPES de Educação Básica

Segundo a CAPES, o objetivo é mapear no país os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e identificar aqueles que têm real interesse em se especializar.

Os dados serão, posteriormente, analisados e validados pelas Secretarias de Educação nas quais estão vinculados os professores. A apresentação de interesse na plataforma não garante, entretanto, a oferta do curso; pois o registro servirá apenas para nortear o atendimento progressivo da demanda.

Cadastro do currículo

Após o acesso à plataforma, os usuários devem preencher os formulários do módulo do currículo, navegando pelas seguintes abas:

a) Dados Pessoais
b) Formação Acadêmica
c) Atuação Profissional
d) Projetos, Produções e Eventos
e) Termo de Adesão

O sistema exige pelo menos um endereço comercial, um telefone de contato e um e-mail no cadastro de informações na aba "Dados Pessoais". Após o preenchimento, é preciso clicar em Salvar Dados Pessoais para que as informações inseridas não sejam perdidas.

A formação inicial e a pós-graduação devem ser cadastradas na aba seguinte: "Formação Acadêmica". Para inserir Formação Continuada e Pós-graduação, selecione o local de realização do curso ("No País" ou "No exterior") e insira a Instituição. Caso não encontre a instituição ou curso de formação, encaminhe e-mail com cópia do diploma anexado para lo@cap" data-ep-ac316="urricu">.

Na aba “Atuação Profissional”, devem ser informadas as escolas nas quais trabalhou e as disciplinas que ministrou, se for o caso. O usuário deve cadastrar a(s) área(s) de conhecimento acadêmicas em que atua ou atuou. É possível selecionar até 5 áreas distintas, mas deve-se escolher uma como principal.

Também é possível cadastrar experiências profissionais cuja função não estejam relacionada diretamente à atuação na educação. A cada nova instituição ou atividade inserida, deve-se clicar em Salvar, para que o progresso não seja perdido. Caso a instituição não seja encontrada, encaminhe cópia da carteira de trabalho em que conste o CNPJ da Instituição para o e-mail lo@cap" data-ep-ac316="urricu">.

Na aba seguinte, é possível cadastrar a participação em “Projetos, Produções e Eventos”, selecionando um item da lista já cadastrada de "Programa/Projeto". Caso não encontre a opção desejada, clique em "Outro" e digite o nome do programa ou projeto no qual atuou, inserindo as informações respectivas nos campos seguintes.

Após concluir o preenchimento do currículo, é necessário concordar com o Termo de Adesão e Condições de Uso na aba “Termo de Adesão”. Leia atentamente o documento e, se estiver de acordo, selecione a opção “Declaro que li e estou de acordo com
o Termo de Adesão e Condições de Uso”.

Clique em “Aceito os termos e autorizo a Publicação do Currículo” para finalizar. É possível editar as informações cadastradas no currículo e, neste caso, será necessário repetir o procedimento de autorização da publicação.

Em caso de dúvidas, acesse o MANUAL DO USUÁRIO PLATAFORMA CAPES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Cadastro para programas de formação

Após cadastrar seu currículo e concordar com o Termo de Adesão, o Professor da Educação Básica poderá registrar seu interesse em cursar licenciatura na área em que atua clicando na aba "Interesse em formação", localizada na área superior da tela inicial da plataforma.

Em caso de dúvidas, acesse o Tutorial para registrar interesse em formação.

Fonte Oficial: CCS/CAPES

Fonte Secundária: (Parfor - UFPA)