Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tem início III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI e III Mostra de Nordeste
Início do conteúdo da página

SIBi/UFPI promove campanha "Perdão da Biblioteca"

Imprimir
Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h33

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí promove, de 25 de novembro a 20 de dezembro, a Campanha Perdão da Biblioteca. A iniciativa é uma oportunidade para os estudantes que estão em situação de atraso ou suspensão em razão da não devolução de livros regularizarem pendências junto à biblioteca.

WhatsApp Image 2019 12 04 at 10.56.4720191204110215

A campanha visa recuperar os livros em atraso e regularizar os usuários nas Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPI (SIBi/UFPI), além de conscientizar a comunidade acadêmica para a importância do cumprimento dos prazos estabelecidos e estimular a solidariedade.

A campanha acontecerá até o dia 20 de dezembro em todas as bibliotecas que compõem o SIBi/UFPI: Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco; Biblioteca Setorial do CCA; Biblioteca Setorial do CCE; Biblioteca Setorial do CCHL; Biblioteca Setorial do CCN; Biblioteca Setorial do CCS; Biblioteca Setorial do Campus Parnaíba (UFDPar); Biblioteca Setorial do Campus Picos; Biblioteca Setorial do Campus Floriano; Biblioteca Setorial do Campus Bom Jesus.

A devolução dos livros deverá ser feita mediante doação de dois quilos de alimento não perecíveis, com exceção para o sal, por cada livro em atraso. Os itens emprestados deverão ser entregues nas bibliotecas de origem, nos dias e horário de funcionamento das mesmas. Os livros poderão ser devolvidos pelo próprio usuário ou por terceiros.

No caso de extravio, perda, rooubo ou dano do(s) livro(s), os usuários poderão realizar a reposição por outra obra idêntica, ou no caso de edição esgotada, por obras indicadas pelos bibliotecários do SIBi/UFPI e fazer a doação de alimentos. Assim, obterão o perdão da sua dívida na(s) biblioteca(s).

Após efetuar a devolução dos materiais em atraso acompanhado da doação de donativos, o usuário terá seu cadastro imediatamente desbloqueado, recuperando o direito a novos empréstimos e à solicitação de documentos.

Os donativos arrecadados na campanha serão doados a instituições de caridade situadas nas cidades em que estão instaladas as bibliotecas do SIBi/UFPI: Teresina (Comunidade Cerâmica Cil), Parnaíba (Instituição filantrópica), Picos (Abrigo de Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho), Floriano (Abrigo de Idosos Vila Vicentina) e Bom Jesus (Instituição filantrópica).

O Diretor da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, Rigoberto Veloso Carvalho, falou acerca dos objetivos da campanha: "A Campanha Perdão da Biblioteca é uma ação integrada que estamos realizando em conjunto com as dez bibliotecas da UFPI. Essa campanha tem dois objetivos: primeiro, regularizar a situação dos nossos usuários que estão com livros em atraso; segundo, arrecadar alimentos para que sejam feitas ações de caridade", disse o Bibliotecário da Universidade Federal do Piauí.

"O usuário pode devolver o livro, não importando o valor da multa que o sistema gerou e nem o prazo em atraso. Para cada livro, o usuário deverá levar dois quilos de alimentos não perecíveis. O usuário deve procurar a biblioteca na qual ele possui débito, levar os dois quilos de alimentos, e assim terá sua dívida perdoada. Esperamos que todos aproveitem essa campanha e que juntos possamos ajudar quem precisa neste Natal.", frisou.

294c4fea 7488 4e63 a739 6485e2e08a9020191204104306

Rigoberto, diretor da Biblioteca Comunitária da UFPI

Vale ressaltar que os livros devolvidos antes ou depois do período de vigência da campanha não serão contemplados com seus benefícios, ou seja, as multas existentes deverão ser pagas integralmente, conforme valores estabelecidos pelo sistema de gestão de acervos.

Confira o regulamento 

Fim do conteúdo da página