Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove Semana Científica do Curso de Ciências da Natureza

UFPI promove Semana Científica do Curso de Ciências da Natureza

Última atualização em Sábado, 09 de Novembro de 2019, 19h04

WhatsApp Image 2019-11-09 at 18.34.12.jpeg

A  Semana Científica do Curso de Ciências da Natureza encerra-se nesta sexta-feira (08) com todos os objetivos alcançados. O evento  realizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN2) teve como tema "Os seus caminhos e perspectivas para a formação e atuação profissional", possibilitou a diversos alunos reflexões e debates sobre a atuação profissional do professor de Ciências, buscando o desenvolvimento do profissional tanto na área técnica como na área de educação.

Para o Prof. Dr. Márcio Cleto Soares de Moura, coordenador do Curso de Ciências da Natureza, o evento tem sido uma experiência muito proveitosa para toda a comunidade acadêmica, sobretudo para os futuros profissionais da educação.”Traçamos para esses alunos uma forma de como eles devem trabalhar a parte científica e profissional, voltada para a área da pesquisa e ensino, já que o nosso curso também é de licenciatura. Foram mais de 180 inscritos. Em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências da Natureza, nossas expectativas foram atendidas.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.54.24.jpeg

Foto: Prof. Dr. Márcio Cleto Soares de Moura, coordenador do Curso de Ciências da Natureza

O profissional formado em Ciências da Natureza, seja ele bacharel ou licenciado, pode atuar nas áreas de Matemática, Física, Química ou Biologia. Com uma visão global sobre a área de ciências e meio ambiente, é na Universidade que esse futuro profissional vai conhecer os diversos caminhos. “Muitos discentes entram no curso e não sabem quais caminhos seguir. No seminário, teremos uma oficina sobre parasitologia em prática, pois muitos não sabem que a gente também pode estar trabalhando com essa área”, relata a Andressa Sullem da Silva, discente do 9º período.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.54.24 (1).jpeg

Foto: Andressa Sullem da Silva, discente do 9º período

A I Semana Científica do Curso de Ciências da Natureza contou com uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Na oficina de Práticas laboratoriais para ensino de ciências, os discentes tiveram a oportunidade de observar a natureza celular e molecular de conteúdo como célula e organismos que ajudam o professor de ciências a dinamizar suas aulas no ambiente escolar.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.44.09 (2).jpeg

Foto: Oficina de Parasitologia na prática

“Vamos trabalhar alguns experimentos do laboratório do ensino de ciências como uma forma alternativa, pois alguns professores não dispõe de equipamentos próprios, então a gente faz uma dinâmica para podermos realizar as práticas com material de custo baixo. Vamos visualizar células da boca e bactérias do iogurte, realizar a extração de DNA da banana e a tipagem sanguínea”, explica Jailton Carlos, técnico do Laboratório de Química, Física e Biologia.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.44.08 (1).jpeg

Foto: Laboratório de Biologia no CCN2

A oficina de experimento de química também foi utilizados materiais de baixo custo, pois os futuros professores têm dificuldades de utilizarem materiais altamente específicos e caros para o aprendizado básico nas escolas. “Os alunos estão fazendo cinco experimentos diferentes, voltados à propriedade de substâncias, propriedades físicas e químicas. Todos eles têm uma característica lúdica, porque a ideia é trabalhar experimentos no ensino fundamental, como por exemplo a simulação de chuva, experimento de ponto de fusão e condensação, o de tensão superficial que é importante pra gente entender como funciona o nosso sistema digestivo”, diz a Prof. Dr. Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.44.07 (2).jpeg

Foto: Oficina de Química Experimental

Durante os três dias da Semana Cientifica do Curso de Ciências da Natureza os discentes participaram de diversas oficinas e minicursos que engrandeceram a experiência na Universidade e, sobretudo, um planejamento de aulas mais práticas e acessíveis aos alunos do ensino básico.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.44.08 (2).jpeg

Oficina de Saúde nas Escolas: Primeiro Socorros