Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Entregues Prêmios UFPI de Dissertação e de Tese durante III Ciclo de Palestras da PRPG

Imprimir
Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 17h55

III Ciclo Palestra PRPG.jpg

 

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação ( PRPG) realizou na quarta (06), o III Ciclo de Palestras da PRPG, com o objetivo de discutir as perspectivas da pós-graduação na UFPI e ampliar ações voltadas à consolidação dos Programas. Palestrantes de reconhecida competência convidados a participar do evento abordaram temas relevantes à Pós-Graduação e aos programas de residência como boas práticas na pesquisa; ações de internacionalização; institucionalização e funcionamento das residências médicas; panorama e perspectivas do acompanhamento e avaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

O evento teve solenidade de abertura às 8h, no Auditório Afonso Sena ( CCN ) e contou com as presenças do Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lucia Gomes; o coordenador dos Programas Stricto Sensu, Prof. Dr. Welter Cantanhede; a coordenadora da Área de Ciências Biomédicas da Capes, docente da Universidade Federal de Minas Gerais, Profa. Dra.Adelina Martha dos Reis, diretores de campi fora de sede, diretores de centros, coordenadores de PPGs, professores e estudantes em geral.

Abrindo a programação, às 9h, o evento promoveu duas palestras sobre o tema Qualis Referência, com os professores Dr. Ronaldo Lopes Oliveira (UFBA), coordenador da Área de Zootecnia /Recursos Pesqueiros na Capes e Adriano Correia Silva, da UFG/ Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, que contou com a mediação do Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho ( CA/UFPI).  

Ainda pela manhã, às 10h30, houve a mesa-redonda Desafios e Perspectivas para a Próxima Avaliação Quadrienal da CAPES”, com os docentes Prof. Dr. Edvani Curti Muniz ( UFPI); Profa. Adelina Martha dos Reis ( UFMG ); Prof. Dr. Ronaldo Lopes de Oliveira ( UFBA); o Prof. Dr. Adriano Correia da Silva ( UFG); tendo com mediador o Prof. Dr.Edson Cavalcanti da Silva ( PRPG/UFPI).

III Ciclo de Pelestra PRPG Reitor.jpg

Reitor da UFPI Prof. Dr José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI Prof. Dr José Arimatéia Dantas Lopes destacou em sua fala a importância do trabalho realizado pelo corpo docente e sobre os trabalhos a serem realizados com o objetivo de aumentar a qualidade dos cursos de Pós-Graduação.

 

IIIPRPG_.jpg

Mesa de honra na Solenidade de entrega do Prêmio UFPI de dissertação e Tese

À tarde, foi realizada a solenidade de entrega do I Prêmio UFPI de Dissertação e Teses 2019, que celebrou os melhores trabalhos dos colegiados Humanidades; Ciências da Vida, e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidiciplinar. As categorias foram Prêmio UFPI de Dissertação de 2018 – Modalidades Acadêmica e Profissional; Prêmio UFPI de Tese de 2018 – Modalidade Acadêmica; Prêmio Destaque na Pós-Graduação de 2019 Níveis Mestrado, Modalidades Acadêmica e Profissional e nível doutorado modalidade acadêmica.

IIIPRPG_-33.jpg

"Recebemos muitas propostas boas e tivemos até dificuldade em selecionar. A gente acredita que esse Prêmio pode induzir a qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos", avalia o Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva, Coordenador de Programas Stricto Senso.

Houve 40 trabalhos inscritos. Além dessas categorias foram homenageados os professores que compuseram o Comitê de Assessoramento da PRPG e os PPGs que mais contribuiram com propostas em cada colegiado: Enfermagem, Educação e Química.

Regina Lucia.jpeg

Pró-Reitora da PRPG, Profa. Dra. Regina Lúcia Gomes

"Foi muito boa participação dos programas. A ideia é chamar a atenção dos programas para a necessidade de se gerar bons produtos, sejam artigos, sejam patentes, porque, a partir de 2021, passaremos a ser avaliados em função desses produtos. Por isso, não basta apenas a quantidade de alunos titulados, os programas também precisam serão avaliados qualitativamente. Por isso, criamos esse Prêmio", explica a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação ( PRPG), Regina Lúcia Gomes.

 Confira nomes de alguns dos Premiados

 Colegio de Humanidades:

 

Prêmio UFPI de Dissertação 2018 - modalidade acadêmica

Érica Patrícia Barros de Assunção

Orientador: Prof. Dr. João Benvindo de Moura

Trabalho: "  Paratopia criadora e o ethos de Abdias Neves: análise do discurso literário de uma autor marginal em um manicaca"

 IIIPRPG_-14.jpg

 

Prêmio UFPI de Tese do ano de 2018 - Modalidade Acadêmica

Raimunda Alves Melo

Orientadora: Profa. Dra. Antônia Dalva França Carvalho

Trabalho: Licenciatura em Educação do Campo: formação de professores e prática educativa

 

IIIPRPG_-15.jpg

 

Prêmio Destaque da Pós-Graduação de 2019 - nível doutorado / modalidade acadêmica

Paula Raquel da Silva Jales

Orientadora: Profa. Dra. Solange Maria Teixeira

Trabalho: "Projetos Político-ideológicosna política de assistencia social brasileira: os sentidos e as direções da participação em disputa"

 

Colégio Ciências da Vida

 

IIIPRPG_-18.jpg

 

 Prêmio UFPI de Dissertação 2018 - modalidade acadêmica

Ana Patrícia de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. jand Venes Rolim Medeiros

Trabalho: Efeito protetor do Lactobacillus reuteri DSM 17 938 na lesão gástrica induzida por etanol em camundongos: papel da inibição do receptor TRPV1.

 

IIIPRPG_-20.jpg

 

 Prêmio UFPI de Tese do ano de 2018 - Modalidade Acadêmica:

Ana Roberta Lima de Miranda

Orientador: Prof. Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo

Trabalho: Comunidade bacteriana do solo após 7 anos de aplicação de iodo de curtume compostado"

 

Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar

 

Prêmio UFPI de Dissertação de 2018 - modalidade acadêmica

Paulo Gustavo de Alencar

Orientadora: Profa. Dra. Giovana Mira de Espindola

Trabalho: cajucultura no semiárido piauiense: sistemas agrários e dinâmica espacial

 

IIIPRPG_-24.jpg

 

Prêmio UFPI de Tese 2018 - modalidade acadêmica

Marcos Vinicius Beserra dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho

Trabalho: Desenvolvimento de Scaffolds á base de hidroxiapatia e gomas naturais."

 

 Prêmio Destaque da Pós-Graduação de 2019 -Nível mestrado - modalidade acadêmica

Wilson Leal Rodrigues Júnior

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Andrade Lima Rabelo

Trabalho: Uma aboradagem baseada em aprendizagem profunda para a detecção e classificação de distúrbios de qualidade de energia com sinais janelados."

 

IIIPRPG_-29.jpg

Prêmio Destaque da Pós-graduação de 2019 - nivel doutorado -modalidade acadêmica

Leanne Silva de Sousa

Orientador: Prof. Dr. Edmilson Miranda Moura

Trabalho: Estudo da viabilidade química, térmica e econômica da aplicação de extrato de boldo, orégano e quercetina como antioxidante em biodiesel ( B100) proveniente de Oléo de Soja e posterior estudo de cinética de oxidação."

 Confira todas as fotos dos premiados

 

Fim do conteúdo da página