Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI convida toda a comunidade para inauguração da primeira Via Universitária neste sábado (9). Inscrições ainda estão abertas
Início do conteúdo da página

UFPI convida toda a comunidade para inauguração da primeira Via Universitária neste sábado (9). Inscrições ainda estão abertas

Imprimir
Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 16h43

VIA UNIVERSITARIA DA UFPI20191107163221

Neste sábado (9), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugura oficialmente sua primeira Via Universitária. Repleta de atividades interativas e saudáveis, a programação começa logo cedo, às 7h30, no Espaço Rosa dos Ventos. Toda comunidade interna e externa à Instituição já pode marcar na agenda a data e participar desta importante ação de incentivo à saúde, bem-estar e garantia da acessibilidade, por meio da calçada acessível. A ideia do projeto, agora já materializado, é facilitar a locomoção entre os centros ao tornar o percurso mais curto, seguro e livre de obstáculos.

Ao todo, a via tem 1km e 600m de comprimento, interligando o Centro de Ciências da Natureza (CCN) ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Evandro Brito, Chefe da Divisão de Arquitetura, da Prefeitura Universitária (PREUNI), explica que durante a concentração haverá aquecimento e alongamento com profissional da área de Educação Física.

“Logo após esse momento, será feito o descerramento da placa, próximo ao pórtico de largada e chegada, com a presença do Reitor José Arimatéia. Depois, será dada largada ao passeio ciclístico e corrida infantil, que terá trajeto mais curto. Para termos um controle, é ideal que as pessoas façam sua inscrição", destaca. O arquiteto ainda acrescenta que após entrega de medalhas para as crianças, acontecerá a caminhada e passeio ciclístico adulto, com percurso mais longo, totalizando cerca de 5km.

evandro arquiteto20191107164220

 Evandro Brito, Chefe da Divisão de Arquitetura, da PREUNI

Durante o percurso haverá distribuição de água e uma ambulância no local para atendimento de primeiros socorros, caso haja necessidade. Também como parte da programação, as crianças plantarão cerca de 20 mudas nas laterais da via durante o passeio dos adultos. Evandro afirma que a ação foi pensada a partir do desejo de construir um trajeto mais prazeroso. “O objetivo sempre foi garantir um caminho mais confortável, agradável. O calor na cidade é muito intenso, por isso colocamos uma árvore a cada 5m. Escolhemos espécies vegetais que oferecem grandes copas para que daqui a 15 anos tenhamos sombra ao longo de todo percurso. Ainda teremos uma atividade de colocação de placas, que ajudará na sinalização”, pontua.

No dia da inauguração, o Restaurante Universitário oferecerá lanche aos participantes e o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) também está sendo parceiro do evento. A Adufpi disponibilizou recursos que foram investidos na compra de medalhas.

Empréstimo de bicicletas e entrega de protetor solar

Com a preocupação em dar assistência aos participantes das atividades, será feito o empréstimo de 20 bicicletas para as pessoas que não possuem o transporte. “A Empresa Giro Radical nos ajuda nesse ponto. No dia, as pessoas que não têm, poderão estar fazendo gratuitamente o empréstimo da bicicleta. Basta fazer a inscrição na hora e utilizar durante o passeio ciclístico”, esclarece. Além das bicicletas, Evandro acrescenta que a atenção também é para os cuidados com a pele, por isso os presentes receberão protetor solar.

Carcará, Planetário e sorteios na inauguração

Para somar às atividades programadas para a manhã, a Atlética de Medicina, Carcará, marcará presença. Além disso, os interessados em viajar um pouco no Universo poderão visitar o Planetário da UFPI. E ao final de todas as atividades, a Houston fará o sorteio de uma bicicleta. “Parece que vamos ter copos e, também, estamos com a expectativa que vai ser possível entregar garrafa para colocar água”, conta Evandro.

Strans realiza atividades de orientação

A partir da constatação do uso indevido da via, a Superintendência de Transportes (Strans) estará presente na Universidade amanhã (8), das 8h às 12h, para dar algumas orientações e conscientizar a comunidade acadêmica e externa sobre o uso correto do trecho que será inaugurado. Evandro ressalta que o intuito é justamente fazer com que as pessoas sejam mais prudentes. “Temos visto o uso irregular, como pessoas andando de moto na pista ou passando com o carro. A faixa de pedestre elevada é um elemento de segurança, mas temos visto poucas pessoas utilizando”, constata o arquiteto.

No dia da inauguração haverá ainda uma atividade do Programa de Educação Tutorial Pet-Pedagogia, no âmbito do Projeto "Uma Viagem no "Mundo  do Faz de Conta": contar histórias como intervenção sócio- educativa a partir do imaginário infantil, sob coordenação da Tutora do PET: Profa.  Dra. Hilda Mara Lopes Araujo. O Prof. Dr. Gabriel Nunes Lopes Ferreira irá acompanhar as atividades realizadas pelos alunos.

Confira programação:

DIA 08/11 (amanhã)

  • STRANS realizará momento de educação no trânsito, das 8:00 as 12:00 hrs, sobre o uso correto da Via Universitária.

DIA 09/11 (sábado)

  • Concentração, alongamento e aquecimento - Espaço Rosa dos Ventos, às 7:30h, Prof. Emídio.

Neste espaço, serão retiradas as bicicletas disponibilizadas (gratuitamente) pela empresa Giro Radical, para utilização no passeio ciclístico;

  • Descerramento da placa, próximo ao pórtico de largada/chegada do passeio;
  • Largada do passeio ciclístico infantil;
  • Largada da corrida infantil;

(Trajetos mais curtos, definidos pela organização);

  • No retorno da corrida/passeio ciclístico infantil, entrega das medalhas e liberação do lanche (frutas) no Espaço Rosa do Ventos;
  • Largada da caminhada adulto;
  • Largada do passeio ciclístico adulto;

(Trajetos mais longos, definidos pela organização);

  • Realização de plantio de mudas com as crianças, nas laterais da via Universitária, durante passeio dos adultos;
  • Retorno ao ponto de partida, com entrega de medalhas para adultos;
  • Degustação de isotônico de cajuína;
  • Atlética de medicina Carcará, 9:30h;
  • Distribuição de brindes;
  • Atividades recreativas infantis;
  • Planetário;
  • Sorteio de bicicleta e brindes.
Fim do conteúdo da página