Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor assina Acordo de Cooperação durante XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Início do conteúdo da página

Reitor assina Acordo de Cooperação durante XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Imprimir
Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 09h25

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.54.jpeg

 Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva e o Reitor José Arimateia Dantas Lopes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na manhã da última segunda-feira, 28, da solenidade de abertura da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras realizado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde assinou “Acordo de Cooperação” e primeiro “Termo Aditivo” de Intercâmbio com a Universidade de Coimbra. 

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.55.jpeg

 Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva e o Reitor José Arimateia Dantas Lopes

Durante o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), foi assinado juntamente com o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, o “Acordo de Cooperação” e o primeiro “Termo Aditivo” entre a Universidade Federal do Piauí e Universidade de Coimbra (Portugal). 

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.56.jpeg

 Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva e o Reitor José Arimateia Dantas Lopes

Segundo o Reitor, no mês de setembro 2019, enquanto realizava a agenda internacional para compromissos institucionais da UFPI, houve tratativas iniciais sobre novo acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra, no qual foram consolidadas parcerias já em andamento e abriu novas tratativas de cooperação formal em projetos e intercâmbio de boas práticas, fortalecendo um cenário promissor em ações de pesquisa relevantes para projeção internacional da UFPI.

"Cumprimos o que havíamos acordado durante a visita à Universidade de Coimbra, em setembro, e assinamos o Acordo de Cooperação. Avançamos um pouco mais e assinamos também o Primeiro Termo Aditivo a esse Acordo, que trata especificamente do intercâmbio entre estudantes, docentes e pesquisadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, e futuramente iremos assinar novos Termos Aditivos para cada uma das áreas de intercâmbio", explica.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.55 (1).jpeg

Profa. Dra. Beatriz Gama; o  Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva,  a Vice-Consul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; o Reitor José Arimateia Dantas Lopes e a Chefe da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, Liliana Moreira.

Participaram da assinatura do convênio, a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama; a Vice-Consul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; e a Chefe da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, Liliana Moreira.

Sobre o Evento Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.51.jpeg

Foto oficial da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Após a abertura do evento, foi realizada a primeira sessão plenária, intitulada “Indústria 4.0 e Sustentabilidade”, que contou com a apresentação dos professores Glenn Daehn, da Ohio State University e Marcello Campos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sessão teve como moderadora a professora Márcia Abrahão Moura, da Universidade de Brasília (UnB). 

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.52 (1).jpeg

Abertura da primeira sessão plenária intitulada “Indústria 4.0 e Sustentabilidade”

Na terça-feira, 29, a programação do evento teve continuação a partir das 9h, com a sessão plenária sobre questões climáticas globais, a ser comentada pelo doutor Janos Jozsa, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e Ismael Nobre, do Projeto Amazônia 4.0/ Imazon. A sessão será mediada pelo professor Evilázio Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( PUC-RS).

"Indústria 4.0 e sustentabilidade" é o tema central da XII Assembleia

WhatsApp Image 2019-10-31 at 21.23.20.jpeg

Composição da mesa da sessão plenária

Na manhã de quinta-feira (31),  o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou como moderador da mesa da sessão Plenária "Indústria 4.0 e Sustentabilidade - Saúde de qualidade para Todos". O evento aconteceu no Auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Estiveram presentes na sessão, o Prof. António Manuel de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto (Portugal); o Prof. Jacob Cohen, Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Profa. Rutilia Calderón, ex-Reitora da Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH) e ex-Ministra da Educação de Honduras.

WhatsApp Image 2019-10-31 at 21.23.20 (1).jpeg

Prof. Jacob Cohen, Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Profa. Rutilia Calderón, ex-Reitora da Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH) e ex-Ministra da Educação de Honduras e o Prof. António Manuel de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto (Portugal)

 

Confira a programação completa.

Confira mais fotos

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.53.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.19.53 (2).jpeg

 

Fim do conteúdo da página