Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia de Produção comemora 10 anos de implantação

Curso de Engenharia de Produção comemora 10 anos de implantação

Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h39

10 anos Engenharia de Produação-6.jpg

OCurso de Engenharia de Produção situa-se no Centro de Tecnologia (CT)

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI) completa neste mês de outubro, dez anos de implantação. Com a duração mínima de cinco anos, o profissional é inserido no mercado de trabalho com uma vasta experiência acadêmica que faz toda diferença no setor produtivo.

Com uma grade curricular ampla e rica que atende aos requisitos do ensino e pesquisa, atrelado à tecnologia, o Curso de Engenharia de Produção (EP) faz toda diferença quando o assunto é desenvolver métodos que possam diminuir recursos no setor automobilístico, vestuário e hospitalar, referência no Estado do Piauí.

Muito além de aumentar o lucro ao empresário e reduzir custos, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção traça um perfil desejado para o egresso da UFPI como sendo um profissional com sólida formação científica que seja capaz de identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade.

Amanda Lívia de Oliveira, estudante do 5º período de EP, decidiu sua futura profissão ainda no Ensino Médio quando participou de uma feira de engenharias em Teresina. Ela conta que está muito satisfeita com a escolha, pois, no curso sempre foi bem acolhida pelos veteranos. “Tinha vontade de fazer alguma engenharia, mas não sabia qual delas eu me identificava. Foi na feira que tive a certeza. Um jovem me fez encantar mais ainda pela Engenharia de Produção. Sou apaixonada pelo meu curso”, admite a Diretora de Finanças do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEPRO).

10 anos Engenharia de Produação-8.jpg

Amanda Lívia de Oliveira, estudante do 5º período de EP

A EP é originária da chamada Engenharia Industrial, cujos primeiros registros de seu desenvolvimento dataram do final do século XIX e meados do século XX, quando pioneiros como Frederick Taylor, considerado o "pai da Administração Científica", e o casal Frank e Lillian, buscaram compreender os hábitos de trabalho dos empregados das indústrias e encontrar meios de aumentar sua produção. Os métodos e técnicas desenvolvidos por esses autores, principalmente entre os anos de 1882 a 1912, tiveram grande impacto, inicialmente, nas práticas de gestão de empresas norte-americanas e, depois, ao redor do mundo.

Apesar de ser considerado o “pai da Administração”, Taylor era de fato engenheiro mecânico. Para o Prof. Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho, os métodos desenvolvidos por ele tiveram ampla aplicação na indústria automobilística, tendo Henry Ford como introdutor no sistema de produção em massa. “O fundador da indústria automobilística Ford foi uma das primeiras pessoas que começaram sistematizar os sistemas de produção, que é conhecido como o “Modo Ford”. E, com esses sistemas de produção foi percebendo que a gestão das indústrias e das empresas não eram apenas empíricas, elas tinham um embasamento científico. A partir disso, a Engenharia de Produção começou a se ponderar desse embasamento científico e criar modelos e sistemas para aprimorar a produção, movimentando todos os setores da economia.

10 anos Engenharia de Produação-43.jpg

Prof. Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho

Atualmente, cerca de 343 alunos estão matriculados no Curso de EP da UFPI. No último Sisu 2019.2, foram ofertadas 40 vagas para candidatos de ampla concorrência e ações afirmativas (cotistas). Segundo o Prof. Dr. Francisco de Assis da Silva Mota, Coordenador do curso, o engenheiro de produção pode atuar em várias áreas, que vai desde a parte de segurança, economia, até a logística.

10 anos Engenharia de Produação-42.jpg

Prof. Dr. Francisco de Assis da Silva Mota, Coordenador do curso

“Eles podem atuar em indústrias grandes, como a Petrobras. É uma engenharia versátil. A nossa função é integralizar para desenvolver. Toda a parte organizacional, ele tem uma estruturação de gerência, uma visão de tudo que está acontecendo. No hospital, desde a parte de distribuição de material, organização de pessoas, energia para alimentar as caldeiras, o engenheiro de produção coordena tudo”, explica.

II Semana de Engenharia de Produção (SEPRO)

Para celebrar a data, nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro acontece a II Semana de Engenharia de Produção (SEPRO),  que tem como objetivo avaliar a contribuição do curso para o desenvolvimento regional e discutir as tendências demandadas pela sociedade e desenvolvidas por meio da pesquisa científica nacional e internacional.

O evento reúne alunos, egressos e profissionais das diversas áreas que convergem para o desenvolvimento econômico, humano, ambiental e cultural do Piauí, possibilitando não somente a troca de conhecimento adquirido pelos discentes durante o curso, mas também a ampliação da rede de contatos entre alunos, empresas e comunidade em geral fortalecendo o compromisso com a sociedade.

A II SEPRO acontece na UFPI, nas dependências do Centro de Tecnologia, e conta com a participação de palestrantes de diversas empresas e instituições apresentando novas experiências e compartilhando conhecimentos com a comunidade acadêmica, além de sessões de pôsteres, minicursos, mesas-redondas, grupos de trabalho e visitas técnicas completando o rol de atividades que serão disponibilizados gratuitamente. O evento busca divulgar a Engenharia de Produção levando conhecimento sobre o curso e suas principais tendências.