Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Química comemora 40 anos de implantação; professor Torres é homenageado com nome dedicado a auditório

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 21h07

O Departamento de Química situado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) realizou na tarde da última quinta-feira (17), a solenidade de comemoração dos 40 anos de implantação da repartição. A solenidade contou com descerramento da placa de dedicação do Auditório “Professor José Roberto de Oliveira Torres”, bem como homenagens a professores que contribuíram com o ensino e a pesquisa na Universidade Federal do Piauí.

quimica 40 anos-17.jpg

Solenidade de comemoração dos 40 anos de implantação do Departamento de Química

Desde o decreto de criação da UFPI, o Departamento abrigava o Curso de Física e Química simultaneamente. No ano de 1979, o Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal do Piauí, na época sob a direção do Reitor José Camillo da Silveira Filho resolve criar no CCN, separadamente, os Departamentos de Química e Física.

Nestas quatro décadas do Departamento de Química diversos discentes e docentes passaram e contribuíram significativamente com a Educação Superior no Estado do Piauí, tendo reconhecimento de profissionais em nível nacional e internacional.

quimica 40 anos-6.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, que antes do mandato em exercício, atuou no Departamento ministrando aulas e contribuindo para formação de diversos profissionais no Ensino Superior. Para além dos limites do departamento, o Reitor presidiu (2016/2018) o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e nos anos (2017/2018) atuou como Primeiro Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (ANDIFES).

“Tenho muito orgulho de ter participado desse departamento, onde alguns professores foram meus alunos. Nessa trajetória do Departamento de Química, desde o ano de 1979, passei por diversos cargos. O Professor Torres foi um grande precursor, contribuindo e dedicando sua vida a este departamento. Quero dar meus parabéns a todos que contribuíram com a construção dessa história”, exprime.

Durante a solenidade de comemoração, foi realizado o descerramento da placa de dedicação do Auditório “Professor José Roberto de Oliveira Torres”. O Prof. Torres, assim conhecido e reverenciado por muitos no departamento, desenvolveu importantíssimos trabalhos na docência.

quimica 40 anos-1.jpg

Sra. Tecla Dias Torres, viúva do professor Torres, participa de solenidade de dedicação no CCN

“O professor Torres, mestre e amigo eterno de professores e alunos que vivenciaram orgulhosamente o exercício de sua formação, somando os recém-chegados, passaram a conhecer a eficiência e dedicação exclusiva do Torres promovida pela sabedoria, simplicidade e amor. Parabéns ao Departamento de Química pelos seus 40 anos de existência. Sinceros agradecimentos da Família Torres a todos que verdadeiramente sabem sentir o amor profissional vivenciado na UFPI”, agradece a Sra. Tecla Dias Torres, viúva do professor homenageado.

quimica 40 anos-15.jpg

Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura, Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN)

Para o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura, o Curso de Química é um destaque na quantidade de professores com título de doutorado. “Com certeza os professores que fizeram parte do início do curso são os precursores de toda esta história. O Departamento de Química tem sido um grande diferencial no que se refere a profissionais com doutorado, trazendo mais qualidade para formação de futuros pesquisadores”, externa.

quimica 40 anos-13.jpg

Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa homenageando professor do Departamento de Química

De acordo com o Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa, a solenidade de comemoração dos 40 anos tem uma grande importância para a comunidade acadêmica. “Temos um corpo docente altamente qualificado. É um trabalho conjunto para melhoria dos indicadores no curso de graduação e pós-graduação”, diz o Chefe do Departamento de Química.

Confira outras fotos aqui.