Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI
Início do conteúdo da página

UFPI realiza aula inaugural do Curso de Especialização "A Nova Formação em Saúde Pública"

Imprimir
Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 17h44

120190918161505

Aula inaugural do curso de especialização em "A Nova Formação em Saúde Pública"

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe mais um curso de especialização, agora totalizando 33. A aula inaugural do novo curso, "A Nova Formação em Saúde Pública", aconteceu na última segunda-feira (16), no auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A especialização tem como diferencial formar sanitaristas para a prática interprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para alteração dos padrões de práticas uniprofissionais.

O curso representa o resultado de um trabalho coletivo. A Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, que é Coordenadora do curso e está à frente do Núcleo de Estudo de Saúde Pública (NESP) da UFPI, ressalta que o objetivo “é qualificar os trabalhos para essa atenção interprofissional, com foco no trabalho em equipe, que valorize as práticas colaborativas, a clareza de papéis e que possa cada vez mais prestar um serviço de qualidade”, pontua Lúcia.

220190918161837

Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, do Núcleo de Estudo de Saúde Pública (NESP) da UFPI

Na ocasião, a Profa. Dra. Rosa Maria de Souza, Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA-FIOCRUZ), proferiu palestra com a temática “Educação Interprofissional em Saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS”. Além de saudar os alunos e professores, ela pontuou que a concretização do trabalho demandou importante desempenho de bastidores.

“Não foi um processo simples. O estado do Piauí, a equipe de professores, pegou realmente o projeto pelos braços e foi de porta em porta, discutindo com cada um para que as coisas pudessem acontecer e para que esse momento se realizasse em tempo hábil. Que esse curso seja, também, um estímulo para que possam ampliar os horizontes e vislumbrar uma criação da carreira de vocês; que além de trazer conhecimento técnico, científico, possibilite uma nova forma de atuar, pensar e refletir”, frisa a palestrante.

320190918162058

Profa. Dra. Rosa Maria de Souza, Coordenadora da Secretária Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA-FIOCRUZ)

Vera Carvalho, enfermeira que atua na Estratégia de Saúde da Família, foi aprovada para a especialização e reforça que a expectativa é agregar cada vez mais conhecimento à profissão. “A aula de abertura é um momento em que vai ser exposto o que acontecerá durante o curso. A expectativa é a melhor possível, porque vamos aprender coisas novas e, consequentemente, iremos implantar nos nossos locais de trabalho. Esperamos adquirir novas informações, pegando toda essa teoria e aplicando na prática”, externa a enfermeira.

Representando a gestão superior da UFPI, a Profa. Dra. Lívia Nery reconhece que a função de cada componente do projeto foi essencial para a construção da proposta. “É uma colaboração com o pensamento da saúde pública, e a UFPI se sente fortalecida e agradecida por esta nova empreitada. Nosso apelo é que todos concluam esse curso, que será uma construção significativa de conhecimento. O que posso dizer, em nome da gestão superior, é muito obrigada aos gestores da proposta e a todos os professores”, externa Lívia.

O curso é uma parceria com a Rede Escola de Saúde Pública, que é um movimento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e FIOCRUZ, que através de um aporte de recursos do Ministério da Saúde custeia o curso em algumas instituições de ensino superior federais, da qual a UFPI faz parte. O Núcleo de Estudo em Saúde Pública (NESP), órgão executor da proposta de formação de quarenta novos sanitaristas, representa a UFPI na Rede Escola.

Mais fotos:

420190918162410

520190918162447

620190918162529

720190918162613

820190918162649

Fim do conteúdo da página