Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inaugurado Prédio do PMGCA

Inaugurado Prédio do PMGCA

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h55

DSC_0084 (1).jpg

Na tarde da terça (17), estudantes, professores e técnicos do CCA se reuniram para acompanhar a inauguração do Prédio do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar ( PMGCA), ligado à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa). A UFPI é um das 10 universidades federais do País a compor a rede de pesquisadores para desenvolvimento de cultivares de cana e inovação do setor sucroalcooleiro.

DSC_0019.jpg

O prédio foi construído por meio de convênio de cerca de R$ 3 milhões com a Finep e contrapartida de R$ 500 mil da UFPI, teve obras iniciadas em abril de 2014. Conta com salas de coordenação, secretaria, copa, sala de reunião, laboratório de Informática e laboratórios de Produção Vegetal, de Melhoramento Clássico e de Biotecnologia.

DSC_0284.jpg

A inauguração da infraestrutura contou com a presença da Vice-Reitora da UFPI no exercício da Reitoria, Prof. Dra.Nadir Nogueira; da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Gomes; do Coordenador da Programas Stricto Sensu, Prof.Dr. Welter Cantanhêde; do Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho, do Coordenador do PMGCA,  Prof. Dr. Francisco Alcântara, além de demais professores, técnicos e alunos.

DSC_0011.jpg

Prof. Dr. Francisco Alcântara, coordenador Programa Ridesa/UFPI

“A UFPI tem um convênio de 5 anos com a Usina Convapi, onde alunos e professores do Programa desenvolvem seu campo de pesquisas, com patrocínio da empresa. Nossa atuação tem dado suporte à realização de pesquisas na Iniciação Científica e nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal (PPGAPV), e Genética e Melhoramento (PPGM), que já resultaram em 4 dissertações e estão em processo de finalização duas teses”, disse o coordenador do PMGCA, destacando a informações de que 67% da cana do mercado brasileiro são de materiais da Ridesa.

editada.jpg

Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho

Em sua fala, o diretor do CCA enfatizou que “o momento é de celebrar não só a entrega oficial do novo prédio, graças à parceria com a Finep, mas também ao apoio da Administração Superior, que tornou possível a estrutura de servidores, com técnicos de laboratório e agrícola, que trabalham diretamente no programa. Foram grandes conquistas, que agregam alunos de graduação e de pós”, finalizou Paulo Ramalho.

DSC_0273.jpg

Vice-reitora da UFPI, no exercício da Reitoria, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora no Exercício da Reitoria, Nadir Nogueira, parabenizou alunos e professores pela inauguração do novo Prédio, destacando o esforço de todos para a evolução das pesquisas.” É um trabalho conjunto, uma rede, que vem trazendo um apelo muito importante, porque faz algo pelo qual somos muito cobrados: a inserção social das instituições.A Administração Superior, compreendendo a relevância desse grande projeto, reforça seu compromisso de apoiar as ações do Ridesa na UFPI”, declarou.

Confira todas as fotos