Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO comemora 15 anos de fundação

Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 17h45

ineagro 15 anos20190916174507

Fortalecer o agronegócio do Piauí, através do apoio às micro e pequenas empresas inovadoras, proporcionando a diversificação e ampliação das vantagens competitivas da economia do Estado. Essa é a missão da Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO, um Programa de Extensão da Universidade Federal do Piauí, que conta com a Parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), e que em 2019 completa 15 anos de fundação.

ECODRYTEC20190916171734

Produtos da empresa incubada Ecodrytec

Para comemorar a data e todas as experiências exitosas alcançadas ao longo desses anos, no dia 19 de setembro, na sede da INEAGRO, localizada no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI), será realizado o evento com o tema “Incubando e transformando ideias em negócios de impacto social”, que apresenta atividades voltadas para a temática do empreendedorismo e como a INEAGRO vem contribuindo neste cenário, proporcionando uma análise da conjuntura econômica atual, cada vez mais dinâmica, e do papel da extensão universitária frente a esta realidade.

A programação conta com palestras, exposições, mesa-redonda e homenagens àqueles que historicamente contribuíram para esta trajetória. Também será o momento de apresentação das novas empresas incubadas recentemente, as quais, juntamente com as empresas já existentes, certamente ajudarão a consolidar a missão da INEAGRO.

PROPRIETARIO BABCOALL20190916172256

Tiago Patrício, proprietário da empresa Babcoäll Inc do Brasil

A Diretora da INEAGRO, Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho, explica como a INEAGRO atua e a importância do trabalho desenvolvido. “A INEAGRO acolhe ideias de quem queira desenvolver, incubar empresas ligadas ao agronegócio. Todo ano é aberto edital com vagas destinadas para empresas internas (da UFPI) e empresas externas (da sociedade em geral). Ao ser selecionada, essa empresa recebe todo o suporte da Instituição para desenvolver seus produtos e serviços durante o período de três anos, como escritório, telefone, energia, internet, uso de laboratórios, ou seja, têm acesso a tudo que a Universidade dispõe, além das orientações e apoio dos nossos parceiros: EMBRAPA, SEBRAE e FADEX. Após esse período a empresa está pronta para o mercado. Já passaram pela incubadora 17 empresas. Atualmente estamos com 7 empresas incubadas. O trabalho desenvolvido pela INEAGRO durante esses anos representa um avanço, pois é o local onde professores, alunos e a comunidade em geral podem transformar suas ideias em negócios consolidados. O evento será um momento para comemorarmos, pois, 15 anos é uma data muito simbólica, e temos muitas conquistas para celebrar”.

professora luzineide20190916172704

Diretora da INEAGRO, Profa. Dra. Luzineide Fernandes de Carvalho

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, enfatiza a importância do trabalho desempenhado pela INEAGRO enquanto empresa incubadora durante todos os esses anos, junto à extensão universitária, à sociedade e à geração de novas empresas.

cleania sales20190916173356

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva

“Estamos muito felizes com esses 15 anos da INEAGRO, precisamos realmente comemorar. No que corresponde à nossa gestão, nós temos um grande orgulho em perceber que entre 2017 e 2019 nós tivemos um aumento de 75% de empresas incubadas na INEAGRO. Em 2017 tínhamos 4 empresas, hoje temos 7. Também enquanto Pró-Reitoria temos nos aproximado mais da INEAGRO e das empresas incubadas. Também é importante destacar que a PREXC, através desse apoio dado, disponibiliza bolsas de extensão para atuação, assim vários projetos de empresas incubadas possuem bolsistas PIBEX. Dessa forma, com o processo de incubação desenvolvido pela INEAGRO, a Universidade vem fortalecendo a extensão universitária, concretizando esse diálogo voltado para a inovação e o empreendedorismo, retratando o compromisso que a UFPI tem com a sociedade e com a extensão universitária através da transferência de tecnologia e geração de renda”, destacou.

marcos lira20190916173436

Segundo o Coordenador de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Sociais – CFOPS da PREXC, Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, “a INEAGRO tem papel essencial sobretudo no que se refere ao fomento e abertura de novas empresas, que encontram na incubadora o suporte para iniciar suas primeiras atividades, como se inserir no mercado, como ter um plano de negócios, noções de marketing, dentre outros. Temos várias experiências com empresas que hoje estão consolidadas no mercado e que passaram pela INEAGRO. É muito relevante a sua atuação como provedora do fomento ao empreendedorismo, e pode-se dizer também que atua como uma desbravadora, dando espaço para novas ideias e iniciativas de um público tanto interno da UFPI como externo”, afirma.

Mais informações sobre o evento aqui.