Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerramento da Semana do Setembro Amarelo 2019

Encerramento da Semana do Setembro Amarelo 2019

Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h29

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta sexta-feira (13), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), Profa. Salomé Cabral, o evento de encerramento da Semana do Setembro Amarelo – edição 2019. O evento contou com a presença da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, em exercício, Prof. Dr. Emidío Matos, servidores e alunos.

setembro amarelo encerramento20190913152838

Encerramento da Semana do Setembro Amarelo

O evento teve como objetivo geral construir diálogos sobre o suicídio e a valorização da vida, refletindo sobre os paradigmas institucionais, ampliando o debate sobre a temática, considerando as dimensões macro e microssociais e promovendo o acesso às informações sobre os serviços intra e extra UFPI, favorecendo o autoconhecimento e instigando o debate social em interface com a saúde mental.

DSC 971220190913141323

Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Profa. Dra. Nadir Nogueira falou sobre a importância do evento e como a Universidade vem se posicionando diante desta temática. "A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) já tratava dessa temática na Universidade, diante das dificuldades que os alunos apresentavam, principalmente, os que vinham do ensino médio e se deparavam com um ambiente completamente novo. Então, começaram a surgir de forma muito recorrente problemas de enfretanento do aluno com relação à superação de conteúdos disciplinares ou demais dificuldades. Infelizmente, o que temos observado é um crescimento dessa estatística. Teresina está dentro de uma estatística nacional como umas das cidades com maiores números de suicídios e a UFPI não se furtou dessa discussão, ela vem ampliando cada vez mais, trazendo profissionais para que o tema seja debatido. Estamos com uma semana tratando deste tema, para que possamos pensar em mecanismos de abordagem, de como tratar e identificar que o nosso aluno ou que o nosso servidor esteja precisando de ajuda. Queremos parabenizar a PRAEC, que realiza esse evento e que vem conseguindo sensibilizar outros setores que já estão tendo iniciativa de outras ações pra também tratar o tema".

DSC 966120190913141646

Profa. Nadir Nogueira e Prof. Dr. Emidío Matos

O Pró-Reitor da PRAEC, em exercício, Prof. Dr. Emidío Matos, falou sobre a delicadeza e o respeito que deve se ter para tratar de um tema complexo como este. "A Universidade vem buscando com rodas de conversa e discussões entender melhor este tema, para pensarmos em intervenções de como lidar com tema tão complexo, pensando sempre na saúde e bem-estar dos nossos alunos e servidores".

Confira mais fotos: https://photos.app.goo.gl/VEDQEFJoZV5o3oiB7.