Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa que alerta sobre o aumento das doenças inflamatórias intestinais é destaque em capa de revista científica
Início do conteúdo da página

Assembleia Pública sobre o "Future-se" é realizada na UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 17h24

Na tarde dessa segunda-feira (09) a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, realizou uma Assembleia Comunitária com abordagem ao “Future-se”, um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

future 320190910171906

 Assembleia Comunitária sobre o “Future-se”

O Programa foi lançado no dia 16 de julho deste ano e, no dia 17 do mesmo mês, foi aberta uma consulta pública acerca da proposta normativa (minuta de lei), ficando disponível até 29 de agosto. Pela complexidade do texto, a Administração Superior da UFPI constituiu uma comissão para análise do citado programa.

Na ocasião, estiveram presentes para a composição da mesa de discussão a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, no exercício da Reitoria, os representantes do Conselho Universitário, da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI), do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI). A Assembleia Comunitária teve a finalidade de elaborar um documento basilar final, acolhendo o posicionamento dos três segmentos que compõem Universidade: estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

future 120190910172308

Assembleia aconteceu no Espaço Noé Mendes

A Vice-Reitora explicou a relevância de se ter um espaço aberto para a discussão e solução de dúvidas e questionamentos acerca do tema, fato que reforça o caráter democrático da Universidade. “Após o início da consulta pública aberta em julho sobre o ‘Future-se’, começamos a provocar os centros, as unidades e os campi para a participação nesta discussão de forma coletiva, de modo que pudéssemos produzir um documento que traduzisse os sentimentos da comunidade universitária da UFPI para nos posicionarmos fundamentados na análise dos eixos que fazem parte do Programa. E tudo isso de forma compartilhada e democrática, assim como o ambiente que vivenciamos aqui hoje”, afirma.

future 220190910171550

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Após esclarecimentos feitos acerca do Programa por cada representante que compôs a mesa, foi aberto espaço para perguntas, as quais foram discutidas e respondidas abertamente à comunidade universitária.

future 520190910172217

A Assembleia Pública aprovou pela não adesão ao Programa Future-se pela UFPI, onde ao final aconteceu a leitura da ata acompanhada por todos.

Confira mais fotos do evento aqui.

Confira matéria em vídeo sobre o evento:

 

WhatsApp Image 2019-09-11 at 16.41.29.jpeg

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página