Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva da UFPI realiza ações no maior Rally da América do Sul

Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 17h17

Emoção, velocidade, adrenalina e superação, esses são os principais atributos do Rally dos Sertões, segundo maior rally do mundo, com 4.900 quilômetros e oito dias de prova. No último final de semana, a cidade de Bom Jesus-PI foi anfitriã e palco da 6ª etapa do maior Rally da América do Sul, a largada da 27ª edição aconteceu dia 24 de agosto em Campo Grande (MS) e finalizou dia 1 de setembro em Aquiraz (CE).

Paralelo à competição, o Rally dos Sertões promove a solidariedade e a cidadania nas cidades por onde passa com o Projeto Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que há 7 anos promove atendimento médico e odontológico gratuito, além de outras atividades interativas que geram alegria e saúde nas comunidades. O projeto é formado por diversos profissionais do Brasil e atualmente conta com quase 1000 voluntários e 4 carretas médicas, que acompanham o percurso do Rally.

IMG-20190829-WA0090.jpgEquipe da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva

Em Bom Jesus, o SAS ofereceu atendimento gratuito, por profissionais do Hospital Albert Einstein para especialidades como ginecologia, dermatologia e odontologia, além de capacitações aos profissionais de urgência e de triagem oftalmológica para exames de acuidade visual para crianças. Além do apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus, o SAS também recebeu o apoio da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) do campus de Professora Cinobelina Elvas, da UFPI em Bom Jesus, que com o foco "A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade" frase célebre do cientista francês Louis Pasteur, abordou as principais medidas de prevenção primária para diversas doenças endêmicas no município, como por exemplo arboviroses e leishmaniose, além de outras temáticas como maus tratos aos animais e cuidados com o meio ambiente.

IMG-20190902-WA0030.jpgEquipe da Liga Acadêmica durante atuação no Projeto Saúde e Alegria nos Sertões

A metodologia lúdica e participativa adotada pela LAVEP atraiu a comunidade, é a primeira vez que um curso de Medicina Veterinária da UFPI participa do evento em parceria com o SAS no Rally dos Sertões. Discentes e docentes que compõem a LAVEP, trabalharam lado a lado com profissionais renomados no país, pertencentes a outras áreas da saúde, o que só reforça a importância da indissociabilidade entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental.

As Universidades Públicas são um dos pilares da sociedade brasileira e possuem a responsabilidade de produzir conhecimento e reproduzi-los no contexto social, trazendo benefícios intelectuais e econômicos para a população. A participação da LAVEP como instituição UFPI em um evento dessa magnitude demonstra o reconhecimento e a importância do papel social e educativo que a Universidade Pública e Gratuita deve ter, se colocando sempre a serviço da comunidade para a formação de profissionais de qualidade.

Confira mais fotos:

IMG-20190829-WA0046.jpg