Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UAB: Abertas as inscrições do processo seletivo do Curso de Licenciatura em Matemática
Início do conteúdo da página

Teresina meu amor! Piauilismo chega à sua décima primeira edição

Imprimir
Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 14h43

“O Piauilismo contribuiu por meio da noção dos processos da moda em prática, de saber em que área me encaixo melhor e em que área não”, relata Carlos César, egresso do Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí. O depoimento do Designer de Moda atesta a importância que o Piauilismo possui para os estudantes de Moda da UFPI durante a Graduação e mesmo depois de formado. Atualmente, Carlos trabalha em uma loja de bolsas e acessórios slow fashion, além de atuar como freelancer.

WhatsApp Image 2019-06-07 at 10.45.26.jpeg

Carlos César participou da 9ª edição do Piauilismo Fashion Day, que teve como tema a fauna e folha do Piauí

WhatsApp Image 2019 06 05 at 10.04.46 220190607105905Durante a edição o Design apresentou a peça Etapas de fogo

Fruto da fusão de duas disciplinas: Projeto de Coleção II e Curadoria e Montagem de Desfile, o Piauilismo acontece a cada semestre do ano para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI nas disciplinas ministradas pelo Prof. Me. Ascânio Wanderley, idealizador do evento que hoje faz parte do calendário de moda piauiense. “Desde o começo eu pensei o Piauilismo como um formador de tendências de moda do estado do Piauí”, declara.

Feito para instigar o aluno a criar tendências de moda a partir de temas sobre o Piauí, o Piauilismo vem crescendo a cada ano. Idealizado como um espaço para apresentar e realizar o planejamento que os alunos fazem ao longo das disciplinas de Projeto de Coleção I e Projeto de Coleção II, o evento hoje ganhou proporções antes não imaginadas. “O Piauilismo é uma nota, ele não é um evento, ele se transformou em um evento, ele se transformou no evento de moda que o Piauí tem”, afirma o professor.

Captura de Tela 2019-06-07 às 10.33.58.pngProf. Me. Ascânio Wanderley idealizador do Piauilismo

O nome Piauilismo foi pensado conforme a proposta do Prof. Ascânio de criar tendências de moda no estado do Piauí. Dessa forma, os temas são sempre voltados para a cultura do estado. Em sua décima primeira edição, o evento traz como tema Teresina meu amor. “Esse ano vamos falar das diversas Teresinas que nós temos. Uma Teresina antiga, uma Teresina moderna, uma Teresina cultural e uma Teresina da noite. Então são várias Teresinas que os alunos desenvolveram pesquisas, criaram cartela de cores, criaram formas, texturas, estampas e estão lançando essas coleções”, explica.

PIAUILISMO 20191-5.jpg

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

A Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, fala da representatividade do Piauilismo para nossa universidade. “O Piauilismo já faz do calendário de Teresina e da UFPI. É o momento que nosso aluno do curso de Moda, Design e Estilismo tem a oportunidade de apresentar peças produzidas, a curadoria, ou seja, mostrar para a sociedade o que ela pode levar em termos de incentivo. Portanto hoje, o curso se projeta e a sociedade conhece o que de fato os nossos alunos e professores produzem dentro da universidade.", comenta.

                 PIAUILISMO 20191-25.jpgMini Coleção apresentada na 11ª edição do Piauilismo

Durante o Piauilismo os estudantes do Curso de Moda mostram duas coleções: uma coleção autoral e uma coleção comercial. Cada aluno mostra uma roupa autoral e cada equipe mostra cerca de seis a oito looks completos do comercial, que resulta em várias mini coleções que formam uma grande coleção comercial. A proposta é instigar os alunos a trabalharem com aquilo que sonham trabalhar quando sair da Universidade. “É o momento de nos inserirmos no mercado de moda. Almejo novas oportunidades e o que eu apresento na passarela mostra toda a minha dedicação até aqui”, afirma a aluna Paula Pôrto.

A realização de um sonho

A aluna do Curso de Moda Design e Estilismo, Paula Pôrto, tinha duas brincadeiras preferidas quando era criança: ensinar para as bonecas tudo que aprendia na escola e brincar de motorista de ônibus escolar na máquina de costurar da sua mãe. Ela se formou em Letras e se tornou professora aos 18 anos. Mas a brincadeira com as bonecas não se limitavam a ensiná-las o que aprendia na escola. “Eu que fazia as roupas das minhas bonecas, me furava, me cortava fazendo farda, pijama, roupas do dia a dia. Só não sabia que isso seria uma grande influência no futuro”, conta. Aos 27, ela está concluindo o curso de Moda e é uma das participantes desta edição do Piauilismo.              

Captura de Tela 2019-06-07 às 10.30.42.pngPaula Pôrto, aluna do Curso de Moda Design e Estilismo

Em uma conversa com a avó (Isaura) e a mãe (Duda), Paula descobriu que os dois empregos que a avó teve foram: professora e costureira. No início do curso, Paula estava perdida em qual caminho seguir na Moda, mas sempre se dedicou ao curso. “Eu costumo viver tudo com intensidade e com o meu curso não seria diferente”, narra. Hoje, o sonho da estudante é abrir uma empresa com a sua mãe.

Os desafios

O Piauilismo não é apenas um desfile, é uma experiência que se inicia muito antes do que é mostrado na passarela e que não se trata apenas da produção das peças que vestem os modelos, mas também de toda a estrutura que é pensada e executada para que o evento ocorra. E tudo isso é um trabalho feito em conjunto pelos alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI.

PIAUILISMO 2019 120190607144730Produções são apresentadas para o público

“Na minha perspectiva temos dois grandes desafios que são: conseguir apoiadores/patrocinadores/colaboradores para que o evento aconteça. É um evento relativamente grande e para realizá-lo da melhor forma de acordo com nossos sonhos precisamos nos organizar e nos unir para arrecadar dinheiro suficiente. Falando em sonhos e união, o outro grande desafio é alinhar os sonhos e as subjetividades de 25 alunos para que tudo tenha a essência de todos”, conta Paula.

O trabalho em equipe não é fácil e dessa forma os conflitos aparecem como o principal desafio para os alunos. A tomada de decisão em conjunto, a aceitação do outro também são desafios recorrentes que precisam ser enfrentados pelos estudantes. Além da elaboração do convite, a busca por patrocínio, lidar com o ego, com a vaidade e com a partida da Universidade.

A escolha do local para o desfile

Na noite de ontem (06), a 11ª edição do Piauilismo aconteceu no Complexo Fco. das Chagas (Ponte JK). A escolha do local foi feita pelos alunos que participaram desta edição do evento e é sempre uma decisão baseada no tema e no simbolismo que o lugar possui. “Ali foi um ponto muito significativo. Foi um espaço que foi recuperado, é um espaço que deve ser ocupado”, explica o Prof. Ascânio.

PIAUILISMO 20191 22019060714505811ª edição do Piauilismo aconteceu no Complexo Fco. das Chagas (Ponte JK). Local é escolhido de acordo com temática da edição

Embaixo da Ponte JK, que liga a zona leste ao centro da cidade, o Complexo Fco. das Chagas fica localizado entre duas Teresinas: a Teresina moderna que fica depois da ponte, da zona leste, com seus prédios e restaurantes; e a Teresina mais acolhedora, do caminhar pelo passeio na Frei Serafim, do polo de saúde, do centro da cidade. Todos esses critérios foram levados em consideração para a escolha do local que conversa com o tema desta edição do evento.

Um evento do Curso de Moda UFPI

O Piauilismo acontece durante o último período do Curso de Moda, mas não é resultado exclusivo das disciplinas de Curadoria e de Projeto de Coleção II. O evento é resultado do conhecimento de todas as disciplinas, é onde o estudante trabalha com pesquisa, com modelagem, costura, história da arte e história da moda. É onde todo o conhecimento adquirido durante o Curso de Moda, Design e Estilismo é aplicado nas coleções apresentadas ao público.  “A preparação para o Piauilismo começou desde o início do curso. Toda a nossa formação acadêmica e pessoal contribui para a realização desse evento”, detalha  a estudante Paula.

PIAUILISMO 20191 420190607145604Produções resultam de todo o estudo realizado durante o curso

As roupas apresentadas no Piauilismo são projetos, são laboratórios que os alunos experimentam e que se lançam no mercado a partir dali. “É como se fosse um desfile de alta costura, onde a pessoa olha e não entende a loucura do design que na realidade ali pode ser trabalhado de outras formas comerciais, de outras formas interessantes para as empresas que vão consumir”, destaca o professor.

Nas últimas edições do Piauilismo surgiu o “sinal by now”. Assim que o desfile termina tem a comercialização das roupas. As peças saem da passarela e já entram para uma arara para serem vendidas. As peças são exclusivas, já que as coleções são produzidas com apenas uma peça de cada. A experiência tem sido positiva e permite a inserção dos alunos em um processo de comercialização dos produtos elaborados, planejados e executados por eles.

A próxima Edição do Piauilismo acontece no segundo semestre de 2019, com novas experiências e novos sonhos, mas com a mesma criatividade, exuberância e relevância que possui para os estudantes do Curso de Moda da UFPI e para o cenário de moda do estado do Piauí.

Confira fotos da 11ª edição do Piauilismo em: https://photos.app.goo.gl/u7BacZMbDeKVdYB37.

Fim do conteúdo da página