Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Gestores do CEAD recebem orientação sobre Ações Patrimoniais
Início do conteúdo da página

Gestores do CEAD recebem orientação sobre Ações Patrimoniais

Imprimir
Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h34

1 Reunião Patrimônio

Gestores do CEAD recebem orientação sobre Ações Patrimoniais

Com o intuito de orientar sobre a organização patrimonial, bem como apresentar um plano de ação para preservar o Patrimônio Público, na manhã dessa quinta-feira (6), gestores do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) participaram de uma reunião com a Divisão de Patrimônio da Instituição. A conversa visou uma ação em conjunto, para levantamento e organização dos bens do Centro.

“Atualmente, as instituições de ensino estão passando por vários problemas financeiros, precisando, mais do que nunca, de manutenção e zelo pelos bens que já possuem, pois esta sendo mais difícil vir recursos para a compra dos bens permanentes. É importante que façamos esse levantamento patrimonial, para que consigamos visualizar o quanto temos de patrimônio interno de toda a Instituição; outra medida necessária é a reutilização de bens em outros setores, com uma gestão compartilhada destes bens”, destaca Thatyane Tataia, contadora da UFPI, responsável por ministrar a apresentação.

Bens patrimoniais possuem maior durabilidade e valor, sendo também chamado de bens permanentes, o que exige o controle pela gestão patrimonial. Todo bem permanente deve estar identificado com plaqueta, etiqueta ou inscrição do número de identificação. O cadastro de bens permanentes serve para o controle de sua localização e da carga patrimonial (responsabilidade) do bem.

2 Reunião Patrimônio

Gestores do CEAD recebem orientação sobre Ações Patrimoniais

“Para nós, que somos docentes e gestores, esse diálogo foi de extrema importância, pois é um projeto de formação, para, enquanto gestores, termos conhecimento e atuarmos corretamente no patrimônio da Universidade. Assim, poderão ser evitadas fragilidades e erros na gestão patrimonial. Tudo isso faz parte da transparência do serviço público”, comenta Lívia Nery, vice-diretora do CEAD.

Caso perceba o desaparecimento de algum bem, deve ser enviado um aviso, de forma imediata, à Divisão de Vigilância. Além disso, sempre que um bem permanente perder a utilidade para determinado setor, a Divisão também deve ser solicitada para providenciar o recolhimento.  Mais orientação sobre Ações Patrimoniais podem ser obtidas no seguinte link.

Fim do conteúdo da página