Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG: edital de seleção para o Programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento
Início do conteúdo da página

Lançamento oficial do Salão do Livro do Piauí - SALIPI 2019

Imprimir
Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 09h31

Lancamento Salipi 201920190517093404

“A Leitura engradece a alma”. Com esse tema e repleto de novidades, o Salão do Livro do Piauí – SALIPI chega a 17ª edição em 2019. Para apresentar a programação do SALIPI e reiterar a importância que ele possui para o estado Piauí, aconteceu na manhã dessa quinta-feira (16), no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, o lançamento do SALIPI 2019. O evento é uma realização da Fundação Quixote e acontece na Universidade Federal do Piauí desde 2015. Este ano, o evento será realizado entre os dias 31 de maio e 09 de junho.

Lancamento Salipi 2019 1120190516175813Lançamento do SALIPI 2019 no Salão Nobre da Reitoria da UFPI

As atividades programadas para o Salão do Livro deste ano contam com novidades. Além da Feira de Livros, do Bate-Papo Literário e das atrações musicais que já são clássicas do evento, este ano o SALIPI conta com o espaço infantil Salipinho, um local desenvolvido especialmente para as crianças e ainda contará com um concurso literário que será lançado no evento em parceria com a ADUFPI.

A Professora Cecília Mendes será a homenageada desta edição do Salão do livro. Cecília é professora, poeta, historiadora e artista plástica.

Estavam presentes no lançamento do SALIPI, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes; o Prof. Luiz Romero; o Professor e Escritor Cineas Santos, a Secretária de Estado da Cultura, Marlenildes Lima da Silva; e a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado.

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, “além da UFPI abrigar o maior público do SALIPI, nós temos a oportunidade de trazer a comunidade externa para dentro da universidade, incentivar as crianças o interesse pela leitura e formar jovens”, enfatiza. Arimatéia ainda menciona a importância que o evento tem para reiterar a relevância da Universidade para a sociedade piauiense. “O momento atual que estamos atravessando é de extrema importância mostrar para a comunidade a importância da Universidade para que haja o sentido de pertencimento em cada um”, declara.

Reitor20190516180132Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

A Superintendente de Comunicação da UFPI e Coordenadora do SALIPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, comenta como a UFPI está se articulando para preparar o evento. “A UFPI está bem articulada, os setores que se envolvem todos os anos no Salão do Livro do Piauí estão todos contatados e nós utilizamos o espaço das feiras para o lançamento de livros da Editora da UFPI (EDUFPI). São 32 livros prontos e 16 livros em produção. A administração superior tem dado todo o apoio possível da nossa parceria”, explica.

Outra novidade para a edição deste ano é o concurso literário. “A nossa intenção é que os inscritos no Concurso Literário deste ano possam ter a oportunidade de participar do Salão do Livro próximo ano e ganharem a oportunidade de ter um livro publicado pela Editora da UFPI (EDUFPI)”, esclarece o Presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes.

Kassio20190516180409Prof. Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote

Entre as atrações confirmadas estão nomes como Bráulio Bessa, cordelista; Djamila Ribeiro e Joice Berth, escritoras e feministas; Paula Pimenta, escritora juvenil; Xico Sá e Francisco José, ambos jornalistas e escritores; Débora Aladim, digital influencer e autora de redação infalível e Fred Elboni, digital influencer e roteirista.

A programação da 17ª edição do Salão do Livro do Piauí foi pensada de uma maneira muito sistemática para atender a múltiplos públicos. A partir da análise de perfil de público dentro do mercado, a organização do evento pesquisou os autores mais vendidos e a expectativa do público piauiense para as temporadas. Para as crianças, o Salipinho, para os teens, os autores juvenis e os palestrantes ficaram com debates mais maduros.

Confira mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/LqArD4zMNrayYLEZA

Fim do conteúdo da página