Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI empossa novo Comitê de Assessoramento da PRPG
Início do conteúdo da página

UFPI sedia I Seminário Nacional de Ensino e Pesquisa do Curso de Geografia

Imprimir
Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 15h46

18 Todos20190423123747

Na manhã desta terça-feira (23/04) aconteceu o I Seminário Nacional de Ensino e Pesquisa do Curso de Geografia, evento organizado pela Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí. O foco do Seminário visa contemplar a discussão das diferentes áreas geográficas presentes na atualidade, por meio de apresentações e rodas de conversa, com representantes de destaque do ensino de Geografia em âmbito local e nacional.  

A solenidade de abertura contou com a presença do Coral da UFPI, sob a Coordenação Professor Samuel Fagundes, que teve como temática o resgate da música brasileira por meio do Projeto “Compositores Esquecidos”. Em seguida, as boas-vindas foram dadas pelos representantes da Universidade Federal do Piauí a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa.  Dra. Bartira Araújo; o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Prof. Dr. Carlos Sait; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Prof. Dr. Raimundo Lenilde; a Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), Profa. Dra. Mugiany Portela; e pela Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG), Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva. 

1020190423123950

Coral da UFPI dá as boas-vindas aos participantes do evento

Na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira elogiou a organização do evento e destacou a importação de refletir sobre o ensino básico. "É um momento que nos sentimos motivados a trabalhar na defesa das instituições públicas de ensino superior de qualidade e este é um grande fórum de Geografia para se pensar políticas, o nosso estado, o Brasil e o mundo”. A Vice-Reitora ressalta ainda o papel do Piauí no cenário de enfrentamento nacional da educação. "A UFPI se coloca sempre do lado dos professores e pesquisadores para enfrentar desafios e promover discussões junto ao nosso estado”. 

9 Nadir20190423123544

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira prestigia o Seminário

A Professora do Curso de Geografia, Mugiany Portela, é uma das formadoras do Seminário e fez saudações aos presentes no evento, que obteve 200 inscritos e 90 trabalhos a serem apresentados. "O Seminário favorece a criação de um espaço privilegiado para a articulação entre pesquisadores, professores e estudantes. Nunca foi tão necessário um trabalho de convencimento da sociedade sobre nossa importância social e política.” A Professora ressalta a conscientização de uma integração maior entre ensino básico e ensino superior. “Os alunos da graduação estão diante das incertezas do futuro profissional por causa do cenário pouco favorável e isso é inspiração para seguirmos em frente”.

Para o público que prestigia o evento, a experiência é uma das formas de desenvolver a área. Rodrigo Sousa, estudante do 3° Período do Curso de Geografia da UFPI conta a expectativa para o evento. “Por ser um Seminário, projeto que une vários professores de vários estadosvamos fazer uma troca de experiências e de formas de compreensão em como a disciplina está sendo ensinada nas escolas e universidades. Entender formas diferentes de transmissão de conteúdo é essencial”.

O início das apresentações começou com a palestra “O Sentido da Geografia na Escola Básica”, ministrada pela Prof. Dra. Helena Callai, especialista em educação geográfica. A programação segue por todo o dia.

 1720190423124111

Professora Helena Callai ministra a palestra de abertura: “O Sentido da Geografia na Escola Básica”

Fim do conteúdo da página