A UFPI deu um novo passo para qualificar seus processos de governança e reforço do valor da ética nas práticas administrativas executadas na Instituição. Em reunião no Salão Nobre da Reitoria, o Comitê Interno de Governança da Universidade aprovou, por unanimidade, o Plano de Integridade e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Instituição.
Presidido pelo Reitor, o Comitê Interno de Governança da UFPI é integrado por Pró-Reitores, Diretores de campi, de Centros e Superintendentes. O trabalho do conjunto de gestores foi apresentado para votação na segunda reunião do Comitê Interno de Governança.
Antes da votação, o Plano de Integridade da UFPI foi apresentado e detalhado pela Profa. Dra. Regina Ferraz, Diretora de Governança da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), que coordenou os trabalhos da Câmara de Integridade. Ela explicou que “o Programa de Integridade é um conjunto de medidas institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção em apoio à boa governança”. O Programa enumerou riscos à boa gestão na Universidade e apontou medidas preventivas e de solução para cada caso. No geral, o trabalho da Câmara de Governança identificou baixo risco nas situações analisadas. Conforme exigências legais, o Plano de Integridade da UFPI precisava ser aprovado até 29 de março e terá como última etapa sua publicação no site Institucional da UFPI.
Profa. Dra. Regina Ferraz, Diretora da Governança da Proplan/UFPI
“O documento traz analise de todos os setores da Universidade. Além da elaboração e publicação é fundamental que haja monitoramento e atualização periódica”, disse a Profa. Regina Ferraz.
Euclides Melo, da Superintendência de Tecnologia da Informação, apresenta o PDTIC da UFPI
Já o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPI foi apresentado pelo analista de sistemas Euclides Melo, coordenador da Câmara de TI. O Plano traz 33 metas e 92 ações propostas de Tecnologia da Informação. "O PDTIC é um instrumento de governança e de planejamento de TI, que serve para alinhar as ações de TI à missão, visão e respeitando os valores da Instituição”, declarou.
Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, preside o Comitê Interno de Governança
Para o Reitor, que preside o Comitê Interno de Governança, a aprovação dos Planos reforça a compromisso social da UFPI com a Ética, num esforço que tende a inspirar bons práticas entre toda a comunidade.
“Sabemos que o corpo docente de servidores da Universidade tem esse compromisso de zelar pela ética, pela boa prestação do serviço ao público, pela boa gestão dos recursos. Não vai ser difícil concretizar o que está previsto nesses planos. Fico muito feliz em saber que temos uma equipe tão competente e tão comprometida com o avanço na gestão da nossa Universidade”, finalizou Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.