Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tutora do grupo PET Integração Socioambiental em Uruçuí-Una participa de treinamento na Universidade de Lisboa

A atual tutora do grupo PET Integração Socioambiental em Uruçuí-Una (CPCE/UFPI), Profa. Dra. Marlete Moreira Mendes Ivanov, participou de um treinamento sobre modelagem de nicho ecológico na Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal.

30 220190313171236

Tutora do grupo PET durante treinamento na Europa

Com o objetivo de ampliar pesquisas na temática de nicho, pesquisadores europeus de diferentes países propuseram uma nova abordagem em modelagem de nicho. Existem diversos modelos e softwares especializados para tal finalidade, como o software MaxEnt que é baseado em localidades de ocorrência georreferenciadas, mapeando a distribuição das espécies. Outro método é a modelagem de nicho de Hutchinson, que utiliza variáveis meteorológicas, como precipitação e temperatura médias anuais para descrever o nicho de uma espécie. Estes pesquisadores, com base nesses modelos descritos acima, desenvolveram uma nova técnica de modelagem de nicho, aperfeiçoando o modelo de Hutchinson e utilizando informações geográficas das espécies, sendo as análises realizadas com o uso do programa estatístico R.

A professora Marlete Ivanov, além de entender os princípios base da modelagem, também pôde aproveitar a ocasião para testar o modelo, tendo como base uma espécie vegetal com a qual trabalhou no doutorado. A espécie selecionada foi Cordia oncocalyx Allemão (Boraginaceae), conhecida popularmente como pau banco, endêmica do bioma Caatinga. O trabalho consiste em realizar levantamento de todos os pontos georreferenciados de ocorrência da espécie e, em seguida, buscar as informações sobre características climatológicas de cada ponto de ocorrência para rodar o modelo. O objetivo é reconhecer as condições preferenciais de ocorrência da espécie, podendo fazer previsões sobre a permanência da espécie em situações de mudanças nas condições climáticas. Um artigo está sendo preparado em parceria entre a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Piauí e a Universidade de Lisboa.

grafico materia nicho20190313170644

Resultados parciais da modelagem de nicho

Os resultados parciais da modelagem de nicho da espécie Cordia oncocalyx pelo uso do R-program demonstrados na imagem acima mostram a ocorrência preferencial da espécie combinando temperatura média anual e precipitação no trimestre mais seco.

32 220190313171359

Professora na Torre de Belém, Lisboa, Portugal

Para a tutora “A novidade desse trabalho é a junção de coordenadas geográficas com as condições climáticas no uso de modelagem para se conhecer as condições preferenciais em que uma espécie ocorre”. A mesma relata que foi uma experiência singular poder intercambiar ideias com pesquisadores de outro país e conhecer novas técnicas de análise de dados. “Será gratificante conseguirmos publicar o resultado dessa parceria”, conclui.